0

Sem referência ofensiva, Grêmio luta contra fantasma da eliminação na primeira fase da Libertadores



Com duas derrotas nas primeiras duas rodadas, para The Strongest e Huachipato, o Grêmio joga na noite desta terça-feira, em La Plata, contra o Estudiantes, uma decisão na Libertadores. Em caso de derrota, ou mesmo empate, o Tricolor ficará muito perto de cair na primeira fase da Libertadores. Algo pouco comum, mas que não seria novidade para o clube.

Em 22 participações na Libertadores, o Tricolor terminou eliminado na primeira fase em duas ocasiões, isso há muito tempo atrás. A primeira delas foi ainda na primeira participação, em 1982. 

Naquela edição, existiram duas fases de grupo, e após a segunda, os finalistas eram definidos. O Grêmio foi eliminado na primeira fase de grupos, atrás de Peñarol e São Paulo. 

Campeão em 1983 e vice em 1984, o Tricolor só voltou para a Libertadores em 1990. E voltou a cair na primeira fase. Como em 1982, a eliminação veio após apenas uma vitória, e na lanterna do grupo 5, atrás de Vasco, Cerro Porteño e Olímpia. 

Desde então, os gaúchos chegaram, pelo menos, nas oitavas. Foram campeões duas vezes, em 1995 e 2017, vice-campeões em 2007 e semifinalistas em 1996, 2002, 2009, 2018 e 2019. 

Rival desta noite, o Estudiantes caiu na primeira fase três vezes, a última em 2017. O clube argentino só perdeu em casa na Libertadores para brasileiros três vezes: Athletico, Santos e Cruzeiro conseguiram vencer em La Plata. 

Na Argentina, pela Libertadores, o Grêmio já fez 14 jogos, com cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas, com 15 gols marcados e 17 sofridos. A última derrota foi justamente para o Estudiantes, por 2 a 1, nas oitavas de 2019. O Tricolor avançou nos pênaltis. 

Decisão sem o artilheiro

Quem não acompanhou a delegação tricolor que desembarcou em Buenos Aires nesta segunda-feira foi o atacante Diego Costa. O artilheiro seguiu com um incômodo muscular e não foi relacionado para o jogo. 

Diego Costa é a referência ofensiva do Tricolor no ano. O centroavante marcou seis gols em oito jogos e tem a melhor média de gols do time, com 0,75 gol/jogo. O artilheiro na temporada é Franco Cristaldo, com oito gols em 18 jogos e média de 0,44. Cristaldo joga. 

Sem Diego Costa, JP Galvão deve ser titular no comando de ataque. O provável time titular é formado por Marchesín; João Pedro, Geromel, Kannemann e Fábio; Villasanti, Pepê e Cristaldo; Soteldo, Gustavo Nunes e JP Galvão. 



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *