0

Rivais serão fiel da balança em reta final pelo título brasileiro



O quanto você confia em seu rival, se contasse com ele para levantar o troféu de campeão brasileiro? A três rodadas do fim da disputa, apenas o Palmeiras depende de si para ser campeão, mas pode ter no rival São Paulo uma ajudinha para facilitar essa tarefa. Flamengo, Botafogo e Atlético Mineiro também depositam esperanças nos “arqui-inimigos”.

O grande fiel da balança nessa reta final de campeonato é o Tricolor Paulista. Dos três jogos que restam ao São Paulo, que apenas cumpre tabela daqui para frente, dois são contra clubes na corrida pelo título: Atlético Mineiro, na 37ª, e Flamengo, na última rodada do campeonato.

Com 47 pontos, o São Paulo já não tem mais possibilidade de alcançar o G6 da Libertadores, e nem precisa, afinal ganhou a Copa do Brasil e está na próxima Libertadores. Apesar de clubes com essa mesma pontuação nunca terem caído, matematicamente, ainda existe uma ínfima chance de rebaixamento: menos de 1% conforme o Departamento de Matemática da UFMG. Essa pendência, porém, tende a ser resolvida antes dos confrontos decisivos para o Palmeiras, com ou sem vitória do São Paulo contra o Bahia no meio de semana.

Outro rival “desinteressado” no campeonato, mas com grande poder de influência é o Fluminense. Já existe certa preocupação no Ninho do Urubu sobre o eventual comprometimento do campeão da Libertadores contra o Palmeiras, em jogo-chave para o título agendado para o dia 3 de dezembro, 15 dias antes da estreia no Mundial de Clubes. Flamengo e Botafogo observam atentamente a movimentação do rival contra o Verdão.

“A política do Fluminense é ganhar sempre. Acho que está muito claro depois que a gente ganhou a Libertadores. Estamos invictos no campeonato, com dois empates e duas vitórias. (…) Contra o São Paulo e contra o Coritiba tivemos alguns desfalques, mas a gente vai jogar até o final do campeonato com aquilo que a gente tiver de melhor por vários motivos: o Fluminense nos últimos anos sempre terminou na primeira página do Campeonato Brasileiro e estamos em 7º; em termos de premiação, que é muito importante, a cada lugar vai subindo, então para nós é muito importante pelo lado financeiro”, afirmou Mário Bittencourt, presidente do Fluminense, sobre a participação do time nessa reta final da disputa.

Em Minas Gerais, por fim, o lanterna América Mineiro já poderia na última rodada ter ajudado o rival Atlético, mas não aconteceu. O já rebaixado Coelho perdeu por 3 a 0 para o Flamengo, e agora joga novamente com um time na briga, o Palmeiras.

A situação para o Galo pode ser ainda mais curiosa pela última rodada do Brasileirão. Caso ainda esteja na briga pelo título e o Cruzeiro não tenha escapado do rebaixamento, a promessa é para um último jogo com contexto épico em Belo Horizonte, onde um depende mutuamente do outro para prosperar. O último jogo do Atlético é contra o Bahia, adversário do Cruzeiro contra o rebaixamento. O último jogo do Cruzeiro é contra o Palmeiras, adversário do Atlético para o título.

Rivais decisivos

Clube Rivais com confrontos direto Jogos
Palmeiras São Paulo 2 (Atlético e Flamengo)
Flamengo Fluminense 1 (Palmeiras)
Botafogo Fluminense 1 (Palmeiras)
Atlético  América e Cruzeiro 2 (Palmeiras)



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *