0

Rivais certos, hora errada? Dorival no olho do furacão



Aqui o assunto o futebol de selees. Seja na bola alada na rea, ou no chute direto para o gol, o objetivo no ter fronteiras.

A seleção brasileira, enfim, tem um treinador em tempo integral. Dorival Júnior possui uma longa lista de dores de cabeça para resolver e testes de fogo já em sua primeira Data Fifa à frente do Brasil.

Depois de um 2023 desastroso, com Ramon Menezes e Fernando Diniz como técnicos interinos, o Brasil tenta encontrar um rumo com um comando definido. Porém, os primeiros desafios são complicados. Dorival estreia contra a Inglaterra, em Wembley, e a seguir encara a Espanha, no Santiago Bernabéu, no próximo mês de março.

Principalmente por conta do calendário, com a introdução da Liga das Nações na Europa, as seleções da América do Sul perderam nos últimos anos a chance de testar seu real nível. No meio do caos, a seleção brasileira pode transformar um problema em oportunidade.

A última vez

Lá se vão mais de cinco anos desde o último amistoso do Brasil contra um adversário europeu campeão do mundo. Em 2018, às vésperas da Copa do Mundo da Rússia, a seleção encontrou a Alemanha pela primeira vez desde o 7 a 1.

Com gol de Gabriel Jesus, a Canarinho levou a melhor no Estádio Olímpico de Berlim. Ainda naquela Data Fifa, o Brasil conseguiu outra importante vitória diante da Croácia, que acabaria como vice-campeã do mundo no Mundial que se avizinhava.

Ano de contrastes

De lá para cá, a seleção brasileira realizou amistosos, majoritariamente, contra seleções da África e Ásia, além de selecionados europeus de pouca expressão. Apesar do baixo nível de competição, o ano de 2023 foi um dos piores da história da seleção. 

Em nove jogos, o desempenho foi de apenas três vitórias, um empate e cinco derrotas. Com direito a reveses para Marrocos e Senegal, o Brasil largou nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 de forma hesitante. As vitórias contra as frágeis seleções de Bolívia e Peru foram sucedidas por três resultados negativos, de forma seguida, para Uruguai, Colômbia e Argentina.

Agora, a trajetória de Dorival começa justamente contra uma seleção que vive momento diametralmente oposto ao da seleção. Depois de cair nas quartas de final na Copa, os ingleses fizeram um 2023 de invencibilidade e classificação sem sustos à Euro – ainda que os rivais não fossem à altura.

Já a Espanha, após se despedir de forma precoce no Catar, apostou em uma novidade no cargo de técnico. Luis De La Fuente tem oito vitórias em 10 jogos e já tem uma base de trabalho. Enquanto isso, a seleção brasileira teve um ano perdido entre interinos e o sonho de contar com Carlo Ancelotti, que acabou por renovar com o Real Madrid.

Com apenas alguns treinamentos na bagagem, Dorival Júnior já vai ser colocado à prova em dois testes “encardidos”. Mais importante do que os resultados, o treinador vai ter de se adaptar o mais rápido possível e estabelecer uma direção. Algo que o Brasil não teve em 2023.



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *