0

Poderá Luan recuperar o bom futebol e ser o cara do Vitória?



Fora do Eixo um espao para falar de clubes muitas vezes excludos dos debates de futebol, para comentar seus momentos e destaques.

Em negociação que pegou a todos de surpresa, o meia-atacante Luan foi anunciado como novo jogador do Vitória. Ele assinou um contrato curto e de produtividade até o final da temporada, com possibilidade de renovação até dezembro de 2025. Aos 30 anos, o ex-Grêmio e Corinthians tenta retomar os melhores dias da sua carreira ou ao menos uma sequência em campo, o que não acontece desde 2022. 

O começo da trajetória de Luan foi com apoio da torcida do Vitória no seu desembarque no aeroporto de Salvador. As primeiras notícias da contratação inicialmente tiveram repercussão negativa, mas alguns torcedores já parecem dispostos a abraçá-lo e ajudá-lo a recuperar a confiança. Se der certo, a retomada do meia-atacante no Rubro-Negro pode ser uma das grandes histórias da temporada do futebol brasileiro. 

Em sua primeira entrevista como jogador do Vitória, Luan relembrou o seu retorno ao Grêmio no ano passado e também falou sobre o futuro. “Felicidade. Minha decisão foi muito tranquila. Feliz. É poder retribuir dentro de campo. Estava indo para todos os jogos. O time do Grêmio estava muito bem. Fiz parte da campanha, a gente foi vice-campeão. Mas passou. Eu quero fazer minha história aqui. Feliz demais pelo apoio de cada um que está aqui. Feliz de poder estar aqui aqui. Vamos para cima”, disse. 

Luan já não convence no futebol há algum tempo e teve um 2023 de poucas aparições dentro de campo. Sem espaço no Corinthians, sequer sendo tratado como opção dentro do elenco, ele rescindiu o seu contrato com 78 jogos, 9 gols e 5 assistências. Com isso, retornou ao Grêmio, clube em que apareceu para o futebol e viveu seus melhores momentos.

Mesmo no Grêmio, Luan não teve um último ano de grande sucesso. Após o auge em 2017, quando marcou 8 gols na campanha do título da Libertadores e foi eleito o Rei da América, ele conviveu com lesões crônicas. Em 2019, foram apenas 36 jogos, 11 deles como reserva. Ainda assim, o Corinthians empenhou R$ 29 milhões para contratá-lo. 

A volta ao Grêmio, onde reencontrou Renato Gaúcho, foi uma forma de busca pelo Luan dos velhos tempos. Só que desta vez não foi a mesma coisa. O Tricolor até teve uma boa temporada, mas o jogador mal participou disso, disputando somente 5 partidas e somando apenas 45 minutos. 

Com contrato com o Grêmio até o final de 2023, Luan não foi procurado por uma renovação. O presidente do clube, Alberto Guerra agradeceu os serviços prestados pelo jogador, mas afirmou que ele não teria espaço no Tricolor. “Luan está na história do Grêmio e ele merece ir para um clube em que possa jogar mais, ser o destaque, porque avião parado não funciona. Embora o carinho da torcida, dos funcionários, seria bom que encontrasse um lugar para jogar mais”, disse.

Internamente, o Vitória viu em Luan a oportunidade de ter uma contratação de impacto, tanto do ponto de vista midiático, quanto na possibilidade de ter um craque a baixo custo. Para isso, é claro, precisa recuperar um jogador que não atua bem há pelo menos quatro anos (ou talvez mais). 

“O que me fez trazer o Luan foi a conversa que tive com ele, com o empresário dele, quando ele disse que sabia que isso era uma grande oportunidade na vida dele, e que ele viria para cá para reconstruir a carreira dele e mostrar para o Brasil inteiro quem é o Luan”, falou à imprensa o presidente do Vitória, Fábio Mota. 

Outro que comentou a chegada de Luan foi o técnico Léo Condé, campeão da Série B com o Vitória no ano passado e que permanece para essa temporada. O treinador não mostrou grande empolgação, mas prometeu ajudar o meia-atacante a recuperar o seu bom futebol. 

“É claro Luan performou muito bem nas temporadas 2016 e 2017, pelo Grêmio, Seleção Olímpica, foi considerado um dos principais jogadores da América do Sul naquele momento e depois por uma situação ou outra, as coisas não aconteceram, não conseguiu continuar performando. O clube hoje recebe esse jogador, vamos tentar entender o que aconteceu e onde a gente pode ajudá-lo e onde ele pode nos ajudar”, iniciou Condé.

Luan já trabalha com o elenco do Vitória desde a última semana, mas ainda não estreou pelo clube. Ainda não há indícios da forma que ele deve ser utilizado, como um 10 (o que chegou a ser citado por Fábio Mota como possibilidade) ou um falso 9, posição que teria concorrência de Léo Gamalho, Alerrando e Caio Dantas.

Sobre Luan no Vitória: entre os torcedores fica um misto de desconfiança e esperança. A temporada dará uma resposta. 



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *