0

Pito é artilheiro da seleção no ciclo para a Copa do Mundo; confira o ranking



A fase de preparação para a Copa do Mundo está encerrada. Após 41 jogos e 182 gols marcados, como ficou o balanço da artilharia da seleção? A equipe oGol realizou um levantamento a partir de todos jogos deste ciclo, iniciado depois do último jogo no Mundial de 2021, que valeu o amargo 3º lugar.

Lá em outubro de 2021, o Brasil encerrou a Copa do Mundo com vitória, por 4 a 2, contra o Cazaquistão. O recorte, para levantar a artilharia da seleção, começa no primeiro compromisso após aquele jogo, no caso em uma das duas derrotas sofridas nos últimos dois anos e meio – para Marrocos, por 3 a 1, com gol solitário de Ferrão.

Ferrão, aliás, artilheiro da Copa do Mundo de 2021 com nove gols, perdeu protagonismo na seleção desde então, em meio aos recorrentes problemas físicos. O pivô de 33 anos fica em quinto lugar no ranking da artilharia do ciclo que leva a Canarinho ao Uzbequistão, país-sede da disputada em setembro deste ano. Apesar de ser “apenas” o quinto principal goleador, Ferrão teve uma média impressionante neste período, com 11 gols marcados em 12 jogos – ele só passou em branco contra Equador e Uruguai, pela Copa América, e contra Marrocos, num outro amistoso que foi disputado em outubro de 2022.

No quarto lugar da artilharia, com dois gols a mais que Ferrão, está Rafa Santos. O pivô do El Pozo é justamente um dos nomes que passou a ganhar espaço com as ausências de Ferrão nos compromissos. A nível de comparação, Rafa Santos jogou 30 jogos no período, incluindo a conquista da Copa América em fevereiro, que Ferrão ficou de fora por lesão.

Companheiro de Rafa Santos no El Pozo, o fixo Marlon Araújo abre o pódio na artilharia da seleção nesse ciclo. Marlon marcou 14 gols e foi o jogador mais utilizado por Marquinhos Xavier, com os mesmos 30 jogos de Rafa.

A vice-artilharia do Brasil fica com o artilheiro da Copa América, empatado com o próprio Rafa, Arthur. O ala do Benfica marcou 16 gols, mas ainda ficou longe do goleador deste período. Sem grandes surpresas, Pito, do Barcelona, mantém o trono, com 22 gols.

Somado, o quinteto artilheiro foi responsável por 42% do total de gols da seleção no ciclo para a Copa do Mundo, com 76 das 182 bolas que entraram na rede. Outros nomes que ficam em destaque no período são Felipe Valério (10), Rocha (8), Matheus Silva e Matheus Moura (6) e Marcênio, Diego Nunes, Dyego e Fits, todos com cinco gols.



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *