0

Obed Vargas: do Alasca para a MLS e o sonho do Mundial



A Amrica do Norte a terra do Donuts, do Maple Syrup, do Poutine, de calor e frio extremo. Do basquete da NBA, do hockey da NHL, do baseball da MLB. E tambm a terra do soccer.

O Alasca sempre foi um dos lugares mais fascinantes do planeta. Maior Estado em área territorial dos Estados Unidos, com o dobro do tamanho do segundo maior (Texas), tem 84% do território “inabitado” devido as suas condições extremas. Proporciona fenômenos únicos: no verão, por exemplo, há cidades em que o sol permanece visível durante 24 horas por dia, devido à sua localização. Em cidades como Fairbanks, por exemplo, já foram registradas temperaturas negativas de -66 °C. Quem diria que no meio de um clima extremo, no meio de uma população de pouco mais de 730 mil habitantes em uma área de 1,723,337 km², haveria o espaço para o surgimento de uma promessa que pode representar os EUA na Copa disputada lá. 

Obed Vargas nasceu em Anchorage em 05 de agosto de 2005, e tem raízes mexicanas. A cidade é a mais populosa do Alasca, com pouco menos de 300 mil habitantes, e a única do Estado a formar jogadores para a Major League Soccer.

Obed Vargas sempre foi incentivado pela família a jogar futebol. Tanto que seus irmãos, Abad e Marisol Vargas, também começaram a jogar no Cook Inlet S.C, academy local que é referência na formação de jogadores na região. Abad, atleta 08, está nas divisões de base do Seattle Sounders. Marisol joga na Universidade de Saint Mary. 

Obed, antes do irmão, se mudou para Seattle em 2019, com apenas 14 anos, para jogar na academy do Seattle. Sempre pulou etapas. Já era monitorado por scouts da federação estadunidense, e fez parte de todos os times da base, do sub-15 ao sub20. 

Com apenas 15 anos, Vargas foi lançado no time do Tacoma Defiance, que funcionou como uma espécie de time B do Seattle, na USL Championship. No mesmo ano de 2021, se tornou o terceiro jogador mais jovem a atuar na Major League Soccer, com 15 anos e 351 dias, atrás apenas de Freddy Adu (14 anos e 306 dias) e Alphonso Davies (15 anos e 251 dias). 

Quando estreou na MLS, Vargas se tornou, também, o terceiro jogador de toda a história do Alasca a atuar na liga. Os outros dois também são de Anchorage: Ely Allen fez 12 jogos pelo L.A Galaxy em 2008 e o goleiro Hunter Sulte havia feito dois jogos pelo Portland Timbers naquela temporada. 

Se Allen e Hunter não vingaram na liga (o goleiro, hoje, joga a USL Championship), Obed Vargas já soma 47 jogos na MLS. Na atual temporada, se tornou o segundo jogador do Alasca, depois de Allen, a marcar um gol na liga, ao anotar um tento contra o Philadelphia Union

A jovem promessa tem números consistentes desde 2022. Naquela temporada, fez 21 jogos, 13 como titular, e ajudou o Seattle a encerrar a hegemonia mexicana na Concacaf Champions League com vitória sobre o Pumas, na decisão. 

A experiência foi especial para o meia, já que seu pai, também de nome Obed, é mexicano e chegou a atuar nas divisões de base do Atlético Morelia. O filho foi mais longe, e vive, até hoje, o dilema de escolher qual seleção defender. 

Ainda em 2022, disse que sempre sonhou, “quando criança”, em defender a seleção mexicana. Sempre foi observado por olheiros de La Tri, mas foi sempre pelos Estados Unidos que jogou na base. Em 2023, Obed esteve com a seleção estadunidense no Mundial sub-20. Já era, também, figura regular no Seattle. 

Depois de atuar 27 vezes em 2023, o adolescente, de 18 anos, jogou oito das nove partidas na temporada atual como titular e vem se mostrando importante para os Sounders, que ainda vivem uma campanha irregular. 

Considerado uma das principais joias do futebol estadunidense, Obed deve fazer a transição para a seleção principal dos Estados Unidos nos próximos anos. Se La Tri não entrar no caminho. Quem sabe, em uma Copa do Mundo disputada nos EUA, pode se tornar o primeiro jogador do Alasca a atuar em um Mundial. Seria um feito para derreter os corações dos habitantes do mais frio Estado norte-americano. 



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *