0

O Arsenal está à altura do desafio na Premier League?



Stephen Gillett, Richard Cole e Alex Lawes adicionam um pouco de “Molho Ingls” para oGol. A coluna dedicada ao futebol ingls – seja no cenrio de clubes ou seleo. Do “Dog and Duck” a Wembley, de Gazza a Wazza, o Playmaker pretende trazer-lhe novos ngulos sobre as histrias que importam.

Mikel Arteta quase teve um colapso nervoso após a derrota do Arsenal por 1 a 0 para o Newcastle, antes da pausa internacional, com ataques ferozes ao VAR e as arbitragens. Mas o estado de espírito agora é mais sereno – os Gunners lideram a tabela da Premier League.

O clube do norte de Londres venceu um obstinado time do Brentford por 1 a 0 no último sábado, ultrapassando o Manchester City no topo, e agora é um bom momento para analisarmos se a equipe de Arteta pode ir além da temporada passada, quando deixaram escapar uma vantagem considerável e foram ultrapassados pelos campeões de Pep Guardiola.

Kai Havertz mergulhou no 89º minuto contra o Brentford para marcar o gol da vitória dos Gunners no sábado. A maneira como o Arsenal venceu é promissora para eles: típica vitória de quem quer o título.

Com o tempo se esgotando, o Arsenal manteve a compostura, confiou em seu plano de jogo e mostrou verdadeiro instinto matador para vencer o Brentford.

O gol de Havertz foi notável por algumas razões, já que o Arsenal marcou oito gols de atletas vindos do banco nesta temporada (apenas o Brighton marcou mais). Nenhuma equipe na primeira divisão marcou mais gols nos minutos finais (76-90+ minutos) do que os nove do Arsenal.

Compostura, profundidade de elenco e uma atitude de nunca desistir estão claramente presentes no Emirates.

Além disso, a forma mostrada pela defesa do “Clube de 2023” do Arsenal certamente impressionaria até mesmo Adams, Bould, Winterburn, Dixon e Seaman. Os Gunners têm a defesa mais sólida na Premier League nesta temporada, com apenas 10 gols sofridos, e sofreram apenas três míseros gols fora de casa.

Com contratações de verão como Havertz, Declan Rice e David Raya causando impacto, há evidências crescentes de que, sim, o Arsenal realmente pode ter a cara de campeão da Premier League.

Mas vamos com calma!

Embora liderem na Premier League, o Arsenal ainda não atingiu sua melhor forma nesta temporada.

É possível que os Gunners estejam se dosando para encarar a maratona e se destacar no final da temporada… mas as equipes estão começando a entender como enfrentar o Arsenal?

É particularmente interessante, nesse contexto, observar como as equipes adversárias estão marcando Bukayo Saka e Gabriel Martinelli. Ambos os pontas do Arsenal foram elétricos na temporada passada, mas atualmente são frequentemente marcados por dois ou três jogadores. Saka e Martinelli ainda têm qualidade suficiente para criar gols, só que no momento estão menos eficazes.

Vamos também voltar a duas contratações de verão, Rice e Raya.

Contratado do West Ham por £105 milhões, Rice adiciona força, energia e resistência ao meio-campo do Arsenal, com seus dois gols na Premier League notavelmente chegando em momentos importantes contra o Manchester United e o Chelsea. No entanto, o inglês parece desconfortável quando recebe mais licença para atacar de Arteta, e ele está um tanto preso entre ser um ‘6’ e um ‘8’. Rice certamente acrescentou algo… mas o suficiente?

Da mesma forma, David Raya recebeu a camisa número um do Arsenal à frente de Aaron Ramsdale, mas o espanhol tem sido pouco convincente ao longo da campanha.

Uma outra interrogação diz respeito às opções de ataque do Arsenal. Gabriel Jesus está de volta para adicionar poder de fogo, mas muitos – incluindo o ex-United Gary Neville, comentarista da Sky Sports – questionaram se Jesus e Eddie Nketiah são prolíficos o suficiente para levar os Gunners ao título. Especialmente quando o City tem Erling Haaland na frente.

Para retornar ao desabafo recente de Arteta causado pelo VAR, o Arsenal sabe que não pode se dar ao luxo de vacilar com frequência se quiser superar o City nesta temporada… e até agora eles não vacilaram.

Há muitas razões para otimismo, mas o Arsenal precisa evoluir seu jogo ofensivo, extrair o melhor de Rice e Raya e conseguir marcar gols suficientes com seus atacantes se realmente quiserem conquistar este título.



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *