A Copa do Mundo é o evento esportivo mais democrático existente, mas nem tanto. Com 211 países reconhecidos pela Fifa, 18 a mais do que a ONU, todos têm a possibilidade de sonhar com disputar o torneio, ainda que esse sonho seja tão distante como, a três anos da disputa, já estar eliminado depois de apenas dois jogos. Este foi o cruel destino de dez seleções associadas à Confederação Asiática de Futebol (AFC) nesta terça-feira (17).
A eliminatória precoce acontece no contexto da fase preliminar das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2026, que será sediada em conjunto por Estados Unidos, Canadá e México. Na Ásia, as 20 seleções com pior raking da Fifa têm de passar por essa fase, que envolve 10 jogos em mata-mata, com chaveamento escolhido por meio de sorteio.
Oficialmente, a primeira seleção a ficar sem chances de classificação para 2026 foi Guam. Localizado na Micronésia, o território está vinculado aos Estados Unidos e é o segundo maior não incorporado pelo país, atrás apenas de Porto Rico. A ilha tem uma população de 160 mil pessoas, distribuídas numa área de 541 km², ou seja, três vezes menor que a cidade de São Paulo. Guam está na posição 201 do Ranking da Fifa e acabou eliminada por Singapura, que está na posição 157, e venceu os dois confrontos (2 a 1 e 1 a 0).
Além da ausência de Guam, o mundo do futebol terá de se acostumar com a ideia de não ver também as seleções de Butão, Brunei, Mongólia, Sri Lanka, Camboja, Timor, Macau, Laos e Maldivas na Copa. Uma das eliminações mais acachapantes entre esses países foi a de Timor Leste, país asiático que tem o português como língua oficial e caiu com um placar agregado de 7 a 0 para Taiwan. A maior derrota, no entanto, foi de Brunei para a Indonésia, que perdeu duas vezes por 6 a 0.
Enquanto essas seleções lamentam a queda precoce no caminho para a Copa do Mundo, há quem mantenha o sonho vivo. Além de Taiwan, Singapura e Indonésia, Mianmar, Bangladesh, Nepal, Paquistão, Hong Kong, Afeganistão e Iêmen vão para a primeira fase de grupos das eliminatórias asiáticas. O chaveamento com nove grupos de quatro seleções já está definido, confira todos os grupos.