0

Maldição Kane? Bayern queima cartuchos enquanto Tottenham vai melhor que nunca



É sobretudo injusto, mas também inevitável. Harry Kane não tem nada e ao mesmo tempo tudo a ver com a eliminação do Bayern na Copa da Alemanha. O goleador inglês, que vem com excelente desempenho nos bávaros, sequer deixou o banco de reservas na vexatória queda para um clube da terceira divisão. Kane foi poupado, mas viu o Bayern queimar o segundo cartucho para o fim de sua maldição pessoal: a falta de títulos na carreira. Enquanto isso, o Tottenham, de onde saiu, contraria as expectativas e lidera na Premier League.

A eliminação na Copa da Alemanha custa ao Bayern o segundo troféu perdido na temporada. O primeiro foi a Supercopa, que à época gerou grande curiosidade com a anedota que todos gostam de contar na Inglaterra: “bastou sair do Tottenham para ganhar o primeiro título”. Errado. A Supercopa, um título menor, claro, foi vencida pelo RB Leipzig.

Na Copa da Alemanha, chamada localmente de DFB Pokal, a queda precoce foi logo na segunda eliminatória, antes mesmo das oitavas de final. Até pode parecer raro, mas não é: o Bayern caiu nesa mesma fase em 2020/21 e 2021/22. O amplo domínio dos bávaros na Bundesliga não costuma se repetir na Copa, com “apenas” cinco títulos nos últimos 10 anos – no Campeonato Alemão, por exemplo, são 11 em 11.

O drama pessoal de Kane, que esbarra nas decepções do clube na temporada, é aumentado pelo fato de existir um rival à altura na Bundesliga. A campanha atual do líder Leverkusen, com 25 pontos em nove jogos, perde apenas para uma das 11 que o Bayern vem empilhando desde 2012/13. Em 2015/16, quando venceu com 10 pontos de vantagem para o Borussia Dortmund, o Bayern vinha nessa mesma altura com 27 pontos – todas as demais campanhas eram piores que essa do Farmacêuticos.

Ainda há muito em disputa e tempo de sobra para reviravoltas. Na temporada passada, o Bayern era apenas o terceiro na 9ª rodada, em campeonato que era liderado pelo Union Berlin. No final das contas, o título foi conquistado na última rodada com uma amarelada do Borussia Dortmund. A questão mesmo é o que deve passar na cabeça de Kane.

O atacante inglês causa impacto positivo e imediato desde sua chegada. É o artilheiro do time na temporada, com 14 gols em 13 jogos, e ainda tem sete assistências. São 21 participações em gol. O Bayern, porém, não parece mais tão inatingível quanto era antes na Alemanha. O oposto mais improvável é o que acontece na Inglaterra: quem apostaria no Tottenham? Os Spurs lideram a Premier League com a melhor campanha do clube na história, invicto em 10 jogos, com oito vitórias e dois empates. Provavelmente ninguém ainda aposta nos Spurs, afinal na temporada passada o rival Arsenal vinha ainda melhor, mas sucumbiu no final para o Manchester City.

O que é certo dizer é que se essa história de maldição é bobagem, só é possível saber ao final de 2023/24. Se o Bayern fecha uma temporada sem títulos pela primeira vez desde 2011 e o Tottenham volta a vencer um troféu depois de 15 anos de seca haverá quem duvide da maldição?

 



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *