0

Hummels e Reus: a última dança juntos e a chance de escrever nova história em Wembley



Pela 309ª vez, Marco Reus e Mats Hummels atuaram juntos, nesta terça-feira. Conseguiram, em Paris, levar o Borussia Dortmund a mais uma final de Liga dos Campeões, com vitória sobre o PSG com gol do zagueiro. Ambos voltarão a Wembley, na última dança juntos, em busca de escrever uma nova história em finais. 

Tudo começou no dia 11 de outubro de 2011. A Alemanha, de Joachim Löw, iniciava novo ciclo em preparação para a Euro de 2012 e para a Copa de 2014. Marco Reus, então jogador do Borussia Monchengladbach, entrou faltando 20 minutos para os alemães conseguirem a vitória sobre a Bélgica em amistoso. Pela primeira vez, teve ao seu lado Hummels, então rival de Bundesliga no Borussia Dortmund. 

No ano seguinte, ambos estiveram juntos na Euro disputada na Polônia. A Alemanha caiu na semifinal, com derrota para a Itália, que contou com uma atuação inesquecível de Mario Balotelli naquele dia. 

Depois daquela Euro, Reus se mudou ao Signal Iduna Park. Lá, havia atuado nas divisões de base, e escutou que fisicamente não estava pronto para o futebol de alto nível. Pois provou em Monchengladbach que estava, sim. 

Logo no primeiro jogo com Hummels no Dortmund, Reus sofreu a primeira decepção em finais: derrota para o Bayern de Munique, por 2 a 1, na decisão da Supercopa da Alemanha. Não foi a única naquela temporada. 

Comandados por Jürgen Klopp, hoje no Liverpool, Hummels e Reus foram destaques na campanha do Borussia Dortmund até a final da Liga dos Campeões. Na semifinal, a equipe chegou a golear o Real Madrid, diante da Muralha Amarela, com quatro gols de Robert Lewandowski.

Vice-campeão alemão, o Dortmund tinha na final da Champions a última chance de não ser vice na temporada. O jogo foi no lendário estádio de Wembley, na Inglaterra, contra o Bayern de Munique, carrasco nos vices anteriores. Hummels e Reus foram titulares, e acabaram surpreendidos com dois gols bávaros logo cedo. Lewa ainda descontou, mas a “Orelhuda” foi mesmo para Munique. 

A parceria só foi render título para os Aurinegros na temporada 2013/14. Dessa vez, o Dortmund superou o Bayern na final da Supercopa, por 4 a 2, com direito a dois gols de Marco Reus. Só que o time foi novamente vice-campeão da Bundesliga e perdeu também a final da Copa em outro duelo com os bávaros. 

A maior decepção daquele ano, porém, ficou para Reus: ao contrário de Hummels, o meia não foi ao Brasil para a Copa do Mundo por problemas físicos. Reus viu de casa Hummels ser campeão no Maracanã, diante da Argentina. 

Os alemães foram companheiros na Copa seguinte, em 2018, na Rússia, e atuaram duas vezes juntos em Mundiais. Só que a seleção alemã foi eliminada na primeira fase como lanterna do grupo. 

Chance de escrever nova história em Wembley

A parceria entre Hummels e Reus teve um hiato. Depois de outros dois vice-campeonatos na Copa da Alemanha, entre uma Copa do Mundo e outra (derrotas para Wolfsburg e Bayern – de novo), Hummels se mudou para Munique e foi tricampeão alemão no Bayern. 

Zagueiro e meia só voltariam a jogar juntos por clubes em 2019. O drama dos vices voltou para a vida de Hummels: derrota, naquela temporada, para o Bayern na final da Supercopa. Ambos ainda voltariam a ser vice-campeões da Bundesliga outras duas vezes, a última, na temporada passada, de forma dramática. Mas venceram a Copa da Alemanha de 2021, contra o Leipzig. 

Ao superar o PSG, nesta terça, o Dortmund garantiu mais uma final para Hummels e Reus juntos. A última, já que o camisa 7 declarou que não seguirá no Signal Iduna Park na próxima temporada. Será uma nova final de Champions em Wembley. A chance de escrever um capítulo diferente na história da dupla, acostumada com os fracassos em finais e vice-campeonatos. A chance de uma última memória feliz para dois nomes gigantes da história do clube e, também, do futebol alemão. 



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *