0

Gabriel Sara, o 'Astronauta' que comanda a missão de resgate dos Canários



Gabriel Sara surgiu no São Paulo sem tanto alarde. Era o nome menos badalado de uma geração vitoriosa. Nunca caiu nas graças da torcida, pelo contrário. Mas esta temporada, cala os críticos, valoriza quem acreditou em seu futebol e tenta recolocar o Norwich na Premier League uma vez mais. 

Sara fez parte do São Paulo que foi campeão da Copinha em 2019. A equipe, que venceu o Vasco na decisão, contava com nomes bem mais badalados. Gabriel Novaes era a grande promessa para o ataque e, naquele mesmo ano, foi negociado com o Barcelona. Não teve sucesso. Tuta hoje é titular no Eintracht Frankfurt, Antony brilhou no Ajax, mas vive temporada ruim no Manchester United, Morato defende o Benfica e nomes como Wellington e Diego Costa seguem com espaço no time principal do Tricolor. 

Naquela Copinha, Sara estreou com três gols e assistência contra o Holanda, do Amazonas. No jogo seguinte, porém, sofreu um estiramento no posterior da coxa esquerda e ficou de fora do resto da campanha vitoriosa. 

Naquele mesmo ano, Sara estreou no profissional do São Paulo, na derrota para o Internacional, no Brasileirão. O meia jogou ainda outras cinco vezes na campanha, que deixou o Tricolor na sexta posição na tabela. Apesar das poucas partidas, o meia ganhou a confiança do técnico Fernando Diniz, e jogaria mais nos anos seguintes. 

Em 2020, a cria de Cotia teve mais chances no time principal. Já não defendeu mais a equipe sub-20, e fez 44 jogos no time principal, 39 deles como titular. Marcou seis gols e deu cinco assistências. No ano seguinte, jogou mais (47 vezes) e marcou mais gols (dez). 

Apesar da boa minutagem, Sara oscilou em muitos momentos e não conseguiu escapar das críticas. Ganhou o apelido de “Astronauta” através das críticas nas redes sociais. “Se Sara é jogador, eu sou um astronauta”, diziam alguns torcedores, em comentário recorrente que ficou marcante. 

A frase, na verdade, virou um combustível para o jovem, que em 2022 foi negociado com o Norwich, da Inglaterra. Por lá, não demorou a ser chamado como “Astronauta”. Mas dessa vez, o apelido se tornou um afago. 

O astronauta na missão de resgate

O “Astronauta” Gabriel Sara chegou em Norwich depois de os Canários terminarem a temporada 2021/22 da Premier League na lanterninha, com apenas cinco vitórias em 38 jogos. Seria uma espécie de missão de resgate, para tentar recolocar o clube na elite do futebol britânico. 

Na primeira temporada de Sara, porém, o Norwich não conseguiu nem sequer ir aos playoffs. Terminou em 13º, em campanha decepcionante. Gabriel Sara fez 43 jogos, com sete gols e quatro assistências. Alguns lampejos, alguns bons momentos e um bom cartão de visitas, mas ainda sem conseguir fazer o time brigar na parte de cima da tabela. 

Na nova temporada, Sara assumiu, de vez, o protagonismo nos Canários. No último fim de semana, marcou dois gols e deu uma assistência na goleada por 5 a 0 sobre o Rotherham. Um dos gols foi uma pintura (ver abaixo). Com o resultado, o Norwich subiu para sexto lugar e entrou na zona de playoff

Com nove gols e 11 assistências, Sara é o jogador com mais participações diretas em gol no Norwich na Championship, e o sexto na liga. No total, somando todas as competições da temporada, Sara tem 22 participações diretas (dez gols e 12 assistências) em 42 partidas, uma média de uma participação direta a cada 164 minutos em campo. 

O brasileiro impressiona, também, pela regularidade. Atuou em todas as 37 rodadas da Championship e é o jogador do Norwich com mais minutos em campo (3297). No elenco dos Canários, apenas Sara e Kenny McLean jogaram 37 vezes. O meia brasileiro, com uma minutagem um pouco maior, é o sexto jogador de linha da liga com mais minutos em campo

Atuando aberto pela direita, mas também em alguns momentos mais centralizado, Sara vem sendo a principal referência criativa do time do estadunidense David Wagner. Se as quatro primeiras posições parecem intangíveis, o Astronauta Sara comanda a missão resgate dos Canários, que mostram força na luta por um lugar nos playoffs. Ainda restam nove batalhas até o fim da Championship



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *