0

Entre rugidos e miados na Série B



Fora do Eixo um espao para falar de clubes muitas vezes excludos dos debates de futebol, para comentar seus momentos e destaques.

A última rodada foi emocionante até os minutos finais e o momento é de crise de abstinência na primeira semana sem jogos. A Série B de 2023 foi encerrada no último sábado, 21, definindo os times que irão para a primeira divisão no próximo ano e os rebaixados para Terceirona. No campeonato repleto de times que têm como mascote um animal felino, o Fora do Eixo mostra agora quem rugiu e quem miou durante a competição. 

Os rugidos

Obviamente ninguém rugiu mais alto do que o Vitória na Série B de 2023. Fora da primeira divisão desde 2019 e recém-promovido da Série C, o Leão baiano há muito tempo não dava alegrias a sua torcida. Apesar ser o rei da selva, começou a competição foi mesmo como zebra, longe do favoritismo de que iria sequer brigar pelo acesso. Pois o Rubro-Negro teve ótima largada, foi regular e se manteve firme mesmo em momentos de maior pressão. O resultado foi um acesso tranquilo e o primeiro título nacional da sua história. 

Outro que rugiu forte na Série B e irá disputar o Brasileirão do próximo ano é o Criciúma. O Tigre não foi presença frequente no G4, indo e vindo em um campeonato muito equilibrado. Mas emendou uma reta final de fazer inveja a muita gente, utilizando a força do seu estádio. Para um time que recentemente esteve na segunda divisão do Campeonato Catarinense, esse é um bonito ressurgimento. A torcida comemora. 

Agora um felino que não conseguiu o acesso, mas que fez uma temporada histórica. Fundado em 2010, o Novorizontino ficou muito perto de disputar a Série A pela primeira vez. Com uma campanha completamente acima do esperado, o Tigre do Vale terminou a Segundona com 63 pontos, na quinta posição, um ponto atrás de Atlético Goianiense e Criciúma. Claro, fica a frustração, mas a campanha é de se comemorar. O caminho está posto, basta não se desviar. 

Os miados

O Sport começou a temporada de maneira arrasadora, acumulando vitórias e goleadas, como o 6 a 0 sobre o Bahia. No entanto, acabou perdendo a Copa do Nordeste para o Ceará na final e fracassou na grande objetivo do ano, que era subir para a Série A. O Leão Pernambucano permaneceu no G4 durante a maior parte da competição, mas miou no momento final e acabou somente na sétima posição. 

Outro felino que decepcionou foi o Vila Nova. Esse fez uma Série B regular, sempre beirando as quatro primeiras posições, em certo momento pareceu ter saído da briga, mas teve uma reta final excepcional e terminou a 37ª rodada dentro do G4. O estridente miado aconteceu mesmo na última rodada, quando enfrentou o lanterna e já rebaixado ABC, e mesmo dependendo apenas de si, perdeu e ficou sem o acesso. O Tigre não disputa a Série A desde 1985. 

O time que ficou ainda mais aquém do esperado foi o Avaí. Rebaixado no Brasileirão de 2022, em nenhum momento o Leão da Ilha passou perto de lutar para o retorno à primeira divisão. Muito pelo contrário, beirando a zona de rebaixamento. No final, conseguiu se manter a salvo, mas decepcionou ficando apenas no 13° lugar. Certeza que a torcida espera um 2024 muito diferente. 



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *