0

Cria do Tigre, Éder volta ao Criciúma 18 anos depois para liderar o acesso à Série A


Uma década depois, o Criciúma está de volta à elite do Campeonato Brasileiro. Depois de amargurar a queda para a terceira divisão, o Tigre se reergueu na Série B, reconquistou o catarinense e confirmou o acesso. A história de reconstrução também guardou um capítulo especial para Éder Citadin, cria do aurinegro, e personagem na temporada.

Após dois anos no São Paulo, o atacante de 37 anos recusou as propostas para retornar ao futebol europeu e decidiu voltar para casa. “Tudo que está acontecendo é um sonho” previu Éder na sua apresentação no Tigre. 18 anos depois e com uma carreira consolidada na Itália, o veterano colocou sua experiência à serviço do Criciúma.

Durante a campanha que confirmou o acesso do Tigre, o atacante ítalo-brasileiro disputou 26 jogos, contribuiu com duas assistências e anotou nove gols. A última e mais importante bola mandada para as redes aconteceu no último sábado, aos 23 minutos da etapa final, decretando a vitória do Criciúma diante do Botafogo-SP e oficializando o retorno para a Série A.

Mas nem só de momentos contagiantes se construiu o retorno de Éder para sua casa. O veterano precisou ser afastado por quase dois meses para tratar de dores lombares e causou temores sobre sua condição física para a continuidade na temporada. As nove rodadas ausente refletiram em uma queda de rendimento do Criciúma e uma sequência de quatro jogos sem vencer, encerrada na partida de retorno do atacante.

Conquistas além do acesso

Formado nas categorias de base do Tigre, Éder atuou por duas temporadas no elenco profissional  do clube antes de ser vendido para a Europa. Com a experiência de ter atuado por Sampdoria, Empoli, Brescia e Internazionale, o atacante retornou ao seu país natal com o renome de ter defendido a seleção italiana.

Apesar da carreira construída no Velho Continente, e uma breve passagem na China, Éder reconheceu a importância de reconquistar títulos estaduais antes de almejar os objetivos maiores. Logo na sua apresentação, o ítalo-brasileiro ressaltou o desejo de conquistar o catarinense.

A experiência do jogador foi fundamental para conduzir o Tigre ao título estadual quebrando o jejum de uma década. A retomada no catarinense deu o pontapé inicial para a temporada reconstrutora do time carvoeiro e Éder devolveu o clube do coração para a elite do futebol brasileiro.

It

der Citadin



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *