0

Corrida de Botafogo e Palmeiras pelo título passa por adversários no Z4



Os confrontos diretos pelo topo do Brasileirão chegaram ao fim para Palmeiras e Botafogo, e a reta final promete uma briga diferente. Favoritos ao título no momento, em uma corrida de seis, alviverdes e alvinegros buscam seus pontos decisivos contra clubes que não figuram no top-10 do Brasileirão – muitos deles na luta contra o rebaixamento.

O novo líder é o Palmeiras, com 62 pontos, dois a mais que o Botafogo. O clube paulista ainda conta com a motivação da boa fase, contra a quebra de confiança evidente dos cariocas. Ainda assim, o favoritismo é relativizado pelo jogo a mais. No fundo, o único clube que depende apenas dos seus resultados para ser campeão é o Bota.

Grêmio e Red Bull Bragantino, com 59 pontos, e Atlético Mineiro e Flamengo, com 57, são os outros candidatos ao título. Braga e Fla tem uma partida a menos, com a equipe do interior paulista ainda como time melhor colocado na corrida, entre os quatro que correm por fora no momento. Mas a bola está com Palmeiras e Bota e os outros precisam torcer por tropeços, em uma tabela com poucos desafios para os líderes… Ao menos no papel.

Enfrentar equipes na luta contra rebaixamento é vantagem ou desafio?

O questionamento costuma ser repetido todos os anos, ainda mais quando temos corridas renhidas como a desta reta final. O que é mais difícil: encarar um rival desesperado do Z4 ou um relaxado concorrente melhor colocado? Não há resposta fácil. De um lado, a fragilidade de um rival da parte de baixo da tabela. De outro, a motivação extra e o desespero, com promessas de jogos intensos.

O Palmeiras terá pela frente um exemplo clássico deste paradoxo. O time de Abel Ferreira enfrenta, na 37ª rodada, o campeão da Copa Libertadores, Fluminense. Um jogo que pode ser duro… Ou pode ser contra um rival em ritmo de treino e poupando jogadores, com foco apenas no Mundial de Clubes.

O Alviverde tem a certeza, ao menos, de que não encontrará falta de motivação no próximo rival. O Fortaleza (12º colocado), vice-campeão da Sul-Americana, vive péssima fase no Brasileirão e, com 43 pontos, precisa reagir para não sofrer mais na reta final. O Z4 ainda está distante, mas não afastado matematicamente, e a meta é a vaga na Sul-Americana mais uma vez.

Além de Fortaleza e Fluminense, o Palmeiras encara o já rebaixado América Mineiro (20º), e fecha o Brasileirão contra o desesperado Cruzeiro (17º). A posição do time celeste na rodada final pode mudar completamente a disposição para a partida.

Para o Botafogo, a tabela também é “amigável”, no papel. Assim como o Palmeiras, o Alvinegro encara Fortaleza e Cruzeiro. Sob novo comando, o time carioca enfrenta ainda mais dois rivais que brigam para não cair: Santos (14º) e Coritiba (19º). O Coxa, inclusive, pode chegar no duelo da 36ª rodada já rebaixado matematicamente.

O duelo da última rodada será contra o Internacional. Um jogo que é, também, uma incógnita. O Colorado ocupa o 13º posto no Brasileirão e ainda não tem o rebaixamento descartado. Pode chegar ameaçado, ou já de “férias antecipadas”. Na sua melhor versão, o time gaúcho chegou até a semifinal da Libertadores, e pode impôr muitas dificuldades para o Bota.



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *