0

Conquista inédita: Vitória é o campeão brasileiro da Série B



O empate entre Criciúma e Guarani na noite desta terça-feira, 14, concluindo a 36ª rodada da Série B, transformou o Vitória no campeão da Segundona deste ano. Parecia apenas questão de tempo e o Leão conseguiu o título antes mesmo de voltar a entrar em campo, quando receberá em casa o Sport, no próximo sábado. É o primeiro título nacional da história centenária do Rubro-Negro baiano. 

Com o empate, o Criciúma ficou com 61 pontos, na segunda posição. São oito pontos atrás do Vitória, restando apenas duas rodadas para o fim da Série B. O Tigre era o único que poderia roubar o título. Para isso, precisaria vencer hoje, nas duas próximas rodadas e o torcer para o Leão perder os próximos dois jogos. Além disso, também teria que tirar uma diferença de 8 gols de saldo. Era quase impossível. 

Na campanha do título, o Vitória somou até aqui 69 pontos em 36 jogos, com 21 vitórias, 6 empates e 9 derrotas. Foram 48 gols marcados (terceiro melhor ataque) e 28 gols sofridos (segunda melhor defesa). O Leão liderou a Série B na maioria das rodadas e também foi o primeiro clube a garantir o acesso para a primeira divisão de 2024. 

O acesso foi confirmado no sábado, com uma vitória de virada contra o Novorizontino, em São Paulo, com direito a gol na reta final. Na segunda-feira, 13, o clube desembarcou em Salvador e foi recebido por milhares de torcedores, em uma festa no aeroporto. Logo em seguida, viu seu número de sócios aumentar de 27 mil para 31 mil em horas e vender todos os ingressos para o jogo de sábado contra o Sport. 

“Não foi sorte, foi trabalho e planejamento. Tenho um grupo perfeito que me ajudou o tempo todo. Hoje passa um filme na minha cabeça, desde aqueles 2% do ano passado. Minha missão está cumprida. Eu devia isso para a torcida do Vitória. Vamos fazer nossa festa contra o Sport no Barradão. Perdi amigos no Covid-19 que queriam estar aqui para ver o Vitória campeão brasileiro. Hoje é um dia de emoção. Vamos para cima Leão”, disse o presidente Fábio Mota à imprensa baiana. 

Na conquista do título, o Vitória teve alguns destaques individuais, como o zagueiro Wagner Leonardo, que marcou cinco gols. “É melhor o fim das coisas do que o começo. Hoje a gente escreve uma linda história, deixa um legado. O primeiro título nacional”, disse o defensor após o acesso contra o Novorizontino.

Outros destaques da campanha do Rubro-Negro foram o goleiro Lucas Arcanjo, o volante Dudu, o meia Matheuzinho e os atacantes Osvaldo, com 9 assistências, e Léo Gamalho, esse último, artilheiro do clube, com 10 gols. Houve espaço para brilhos de outros atletas que se revezaram entre a titularidade e o banco de reservas. 

Dono de 28 Campeonato Baiano e 4 Copa do Nordeste, o Vitória agora tem um título nacional para chamar de seu. 



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *