0

Como joga Aníbal Moreno, novo reforço do Palmeiras



Novo reforço do Palmeiras, Aníbal Moreno traz características necessárias ao elenco de Abel Ferreira. Volante de 24 anos com passagens pelas seleções de base da Argentina, chega como primeira contratação visando a próxima temporada. Esmiuçamos um pouco o novo reforço.

Aníbal Moreno é natural de Catamarca e cria do Newell’s Old Boys. No início da carreira, era chamado de Pibe Maravilla, e se destacava pela potência nos chutes de média e longa distância. 

O volante fez suas primeiras partidas como profissional no clube em 2019. No mesmo ano, foi titular da seleção argentina no Sul-Americano e no Mundial na categoria sub-20. 

Chegou a namorar com Boca Juniors e River Plate, mas não foi nem para um, muito menos ao outro. E tampouco brilhou pelo Newell´s: se mudou para Avellaneda, e foi no Racing que conseguiu atingir seu nível mais alto. 

Fernando Gago tem papel decisivo no desenvolvimento de Moreno como volante. Moreno evoluiu com e sem a bola com o técnico, que chegou ao Racing em 2021 e culminou com o protagonismo de Moreno. 

Volante de presença marcante defensiva, Moreno evoluiu na atual temporada a chegada ao último terço. Foi o ano com mais gols (3) e assistências (4) da carreira. 

Projeção no Palmeiras 

Apesar da evolução técnica e da maior presença no último terço, Moreno deverá ter mais responsabilidades defensivas que ofensivas no Palmeiras de Abel Ferreira. Mesmo os números e as características para encaixe no time mostram isso. 

Na atual formação alviverde, com dois volantes (e às vezes Luan atrás dos volantes), Zé Rafael é quem mais se destaca na fase defensiva, com muitos mais duelos defensivos (517) que Richard Ríos (408). O colombiano, por sua vez, avança muito mais ao último terço, com infiltrações que o deixam em zonas de finalização (Ríos demora 58 minutos para finalizar, enquanto Zé Rafael tem uma finalização a cada 96 minutos). 

Com uma finalização a cada 81 minutos em campo, Moreno, apesar de ter apresentado uma evolução na chegada ao último terço, voltando a mostrar a qualidade nos arremates de média e longa distância do início de carreira, avança menos ao ataque se comparado a Ríos, principalmente em progressões com bola. Apesar de ter passada larga, não tem a mesma habilidade na condução e tem mais dificuldade de superar os marcadores no drible. 

Com Gago, porém, Moreno também se notabilizou por ser protagonista na primeira fase de construção do Racing, com passes progressivos. Teve, é verdade, um grande professor para evoluir no quesito. 

Em um elenco que carece de profundidade, Aníbal Moreno é um reforço para lá de interessante, aumentando o repertório de Abel Ferreira em 2024, e trazendo um jogador capaz de lutar por protagonismo em um setor do campo que o técnico tanto pediu. Superando fatores sociais (da adaptação ao novo país e clube) e físicos (da adaptação a nova liga), Moreno tem tudo para ser jogador importante. 



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *