0

Com reta final desastrosa, Sport fracassa na Série B sem surpreender ninguém



Fora do Eixo um espao para falar de clubes muitas vezes excludos dos debates de futebol, para comentar seus momentos e destaques.

O ano de 2023 talvez tenha sido o de maior expectativa para o torcedor do Sport. O início de temporada foi excelente e o time de Enderson Moreira acumulou goleadas e boas atuações no Campeonato Pernambucano e Copa do Nordeste. No entanto, o ano termina mesmo é recheado de frustrações, inclusive com um grande fracasso na Série B após 26 rodadas dentro do G4. O pior de tudo é que esse fracasso não surpreende a ninguém. 

Antes de chegar na Série B, vamos voltar ao início do ano, quando Enderson Moreira viveu uma verdadeira lua de mel com o torcedor do Sport. Na primeira parte da temporada, entre Campeonato Pernambucano e Copa do Nordeste foram 26 jogos, com 21 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Nesse recorte também foram incríveis 61 gols marcados e 14 sofridos. 

Só que ainda dentro das boas atuações veio a primeira frustração. O Campeonato Pernambucano foi vencido com facilidade, mas na Copa do Nordeste, o Leão caiu diante do Ceará. A derrota na competição aconteceu após jogar melhor nas duas partidas da final. No entanto, o Vozão acabou campeão nos pênaltis.

Por causa do desempenho nas primeiras competições da temporada, o Sport entrou para a Série B como um dos favoritos ao acesso e até mesmo ao título. Mas dividindo atenções com a Copa do Brasil e final da Copa do Nordeste, teve início irregular, chegando ao G4 apenas na sétima rodada. Embalou uma boa sequência e o discurso na arquibancanda e redes sociais era de que a liderança era questão de tempo. 

O Sport até conseguiu liderar a Série B, nas rodadas 22 e 23, mas sem abrir vantagem para o Vitória. Antes disso, esteve dentro do G4 em quase todas as rodadas, apesar de alguma instabilidade. A segundona do Sport começou a ficar esquisita a partir da 23ª rodada, contra o Tombense. As atuações já não eram tão boas, o ataque pouco eficiente e as vitórias deixaram de ser rotina. A falta de mudança da equipe titular em meio a queda de rendimento de jogadores importantes também gerou críticas a Enderson Moreira. 

Desde então foram 15 partidas, com apenas três vitórias. O Sport até empatou muito (sete vezes), seguindo pontuando, o que o deixou presente entre os quatro primeiros. O futebol ruim era notório e a pressão para a saída de Enderson Moreira foi grande. No entanto, estar dentro do G4 da 19ª até a 34ª rodada manteve o treinador no cargo. 

O Sport deixou o G4, com muito merecimento e certa lentidão, somente na 35ª rodada, quando perdeu para o Mirassol. Em novo confronto direto, ficou no empate com o Atlético Goianiense dentro de casa. No último sábado, encarou o Vitória, em uma “final”. Só que não conseguiu competir, perdeu para o campeão da Série B e ainda encarou uma dura provocação, quando o volante Rodrigo Andrade fez questão de enfatizar que o Rubro-Negro baiano sequer treinou em meio a comemoração do título durante a semana. 

Então restando uma partida para o final da Série B, Enderson Moreira foi demitido. A saída pareceu mais ter acontecido após a deprimente coletiva do treinador, que cabisbaixo reconheceu que deveria ter sido demitido rodadas antes. “A gente tem que entender ciclos. E o ciclo do Enderson poderia ter sido encerrado um pouco antes. Talvez no momento em que a gente não estava conseguindo o resultado”, falou. 

A declaração de Enderson reforça o tempo perdido pelo Sport, que insistiu em um trabalho fadado ao fracasso em prol de continuidade. Por diversas vezes, o próprio treinador admitiu os jogos ruins e a falta de soluções. Vale lembrar que em 2022, Enderson Moreira foi demitido do Bahia restando seis partidas para o fim da Série B. Na ocasião, o Tricolor jogava mal, mas ainda estava no G4. Por fim, acabou conseguindo o acesso. 

Apesar do Fora do Eixo cravar o fracasso, o Sport, que caiu para oitava posição, ainda tem remota chance de conquistar o acesso para a Série A. Na última rodada, neste sábado, o Leão terá que vencer o Sampaio Corrêa e contar com tropeços de quatro de cinco rivais na luta pelo acesso. Tudo indica que em 2024, a briga será na Série B mais uma vez. 



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *