0

Com mudanças de Botafogo e Cruzeiro, Brasileirão atinge 29 trocas de técnicos em 2023



Próxima da reta decisiva do Campeonato Brasileiro, clubes que podem ter a temporada comprometida deram suas últimas cartadas para mudar a rota. Nesta semana, Botafogo e Cruzeiro anunciaram trocas no comando técnico. Um para tentar reconquistar o título, outro para evitar um rebaixamento à Série B. Com as chegadas de Tiago Nunes, no Fogão, e Paulo Autuori, que assume a Raposa interinamente, o Brasileirão chegou à marca de 29 trocas de treinadores em 2023.

O Botafogo, inclusive, foi o time que mais trocou de técnicos até aqui, somando cinco. O alvinegro carioca começou a competição sob o comando de Luís Castro, alcançando a maior pontuação de um clube no primeiro turno. Em julho, o português surpreendeu a todos quando decidiu se mudar para a Arábia Saudita, onde atualmente treina o Al-Nassr, clube do brasileiro Anderson Talisca e do craque Cristiano Ronaldo.

Correndo por um novo nome, o Fogão se moveu rápido e colocou Cláudio Caçapa no cargo interino, que manteve o time no rumo das vitórias até a chegada de Bruno Lage. O técnico, no entanto, não acumulou o mesmo sucesso do seu conterrâneo, e, com a queda de produtividade do time, foi demitido em outubro, dando lugar a Lúcio Flavio.

Inicialmente interino, o ex-meio campista foi efetivado, mas também reviveu o pesadelo das derrotas, vendo o título, que parecia encaminhado, escorrer pelas mãos. Para tentar recuperar o prejuízo, a direção foi atrás da última tentativa, Tiago Nunes, que assina com o clube nesta semana.

Logo atrás do Botafogo, que pode marcar a história como o primeiro clube a conquistar um título Brasileiro com passagens de cinco técnicos durante a campanha, aparece Cruzeiro e Corinthians, com três trocas cada. Confira a lista completa das mudanças de treinadores no Brasileirão Série A:

Clube Técnico Técnico Técnico Técnico Técnico
América-MG Vagner Mancini Fabián Bustos Diogo Giacomini
Athletico-PR Paulo Turra Wesley Carvalho
Atlético-MG Eduardo Coudet Luiz Felipe Scolari
Bahia Renato Paiva Rogério Ceni
Botafogo Luís Castro Cláudio Caçapa Bruno Lage Lúcio Flavio Tiago Nunes
Corinthians Fernando Lázaro Cuca Vanderlei Luxemburgo Mano Menezes
Coritiba Antônio Oliveira Antônio Carlos Zago Thiago Kosloski
Cruzeiro Paulo Pezzolano Pepa Zé Ricardo Paulo Autuori
Cuiabá Ivo Vieira Antônio Oliveira
Flamengo Vitor Pereira Jorge Sampaoli Tite
Fluminense Fernando Diniz
Fortaleza Juan Pablo Vojvoda
Goiás Guto Ferreira Emerson Ávila Armando Evangelista  Mário Henrique
Grêmio Renato Gaúcho
Internacional Mano Menezes Eduardo Coudet
Palmeiras Abel Ferreira
Red Bull Bragantino Pedro Caixinha
Santos Odair Hellmann Paulo Turra Diego Aguirre Marcelo Fernandes
São Paulo Rogério Ceni Dorival Júnior
Vasco Maurício Barbieri Ramón Díaz

Recorde

Apesar das diversas trocas no comando técnico, a edição de 2023 ainda fica distante da temporada recordista na “dança das cadeiras” dos treinadores na Série A. Em 2015, a competição anotou, ao final das 38 rodadas, 32 mudanças dos donos das pranchetas. 

Fato curioso daquele ano foi em relação a Doriva, atualmente auxiliar técnico da seleção da Albânia, que passou por três times diferentes durante o Brasileirão e terminou a temporada sem clube. 

Os seletos

Ainda sobre a edição de 2023, apenas cinco treinadores resistiram ao moedor destes profissionais no Brasil, que iniciaram o campeonato e estão no comando até o momento, quando os clubes se preparam para disputar a 35ª rodada.

Fortaleza segue com Juan Pablo Vojvoda. Palmeiras manteve Abel Ferreira. O Red Bull Bragantino também briga pelo título brasileiro sob o comando de Pedro Caixinha. O Fluminense continua sob os trabalho de Fernando Diniz, e o Grêmio segue com o ídolo do clube Renato Gaúcho.



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *