A Inglaterra confirmou o favoritismo em Wembley, não deu chances para a Itália e sacramentou sua classificação para Euro 2024. Com a bola rolando, o English Team levou um susto, saiu atrás dos italianos, mas, com o talento do trio Bellingham, Kane e Rashford, buscou a virada e venceu por 3 a 1.
Com o resultado, o selecionado comandado por Gareth Southgate chega a 16 pontos, mantém a invencibilidade nas eliminatórias e, com duas rodadas de antecedência, garante seu passaporte para a Eurocopa, que será disputada na Alemanha. Do outro lado, a Azzurra permanece com dez, é ultrapassada pela Ucrânia e vai ter que lutar até o último minuto pela segunda vaga da chave.
Equilíbrio em Wembley
A Inglaterra tomou a iniciativa em Londres e ocupou o campo ofensivo logo nos primeiros minutos. Do outro lado, a Itália adotou uma postura mais reativa e ficou à espera de um encaixe na transição para surpreender os ingleses. E aconteceu.
Aos 15, Udogie disparou pela esquerda e esticou para El Shaarawy, que levantou a cabeça e inverteu na direita para Di Lorenzo. O lateral levou para o fundo e cruzou rasteiro na pequena área na direção de Frattesi. O camisa 17 furou, mas viu a bola se oferecer para Scamacca, que, livre, completou para o fundo das redes.
Na frente do placar, a Squadra Azzura ganhou confiança e freou a tentativa de pressão do English Team. Aos 22, Scamacca recebeu na entrada da área e quase marcou o segundo, mas a finalização do centroavante saiu pela linha de fundo.
O prejuízo inglês, entretanto, foi tirado logo na sequência. Bellingham entrou tabelando pelo meio na área azul e foi derrubado por Di Lorenzo. Pênalti. Na cobrança, Harry Kane deslocou Donnarumma com categoria e deixou tudo igual: 1 a 1.
Ainda antes do intervalo, já com o duelo mais aberto, a Itália voltou a assustar. Desta vez com Udogie, que invadiu a área pela esquerda, se livrou da marcação mas parou em Pickford, que fez boa defesa e manteve a igualdade em Wembley.
Talento, eficiência e virada inglesa
Mais intenso e agressivo, o selecionado comandado por Gareth Southgate adiantou as linhas de marcação no início do segundo tempo e não deu brechas para a Itália.
Logo aos três, após bola recuperada no ataque, Bellingham rolou para Phillips, que bateu firme e mandou por cima. Na sequência, a Azzurra tentou uma resposta, mas acabou sofrendo com o contragolpe inglês.
Aos 12, Foden interceptou ataque na entrada de sua área e entregou para Bellingham, que ativou o modo turbo e disparou pelo meio. O camisa 10 atravessou o campo e esticou na boa para Rashford, que se livrou da marcação e bateu no canto, sem nenhuma chance para Donnarumma.
Os visitantes ainda tentaram uma resposta com Scamacca, mas a noite era mesmo do English Team. Aos 32, após longo lançamento da defesa, Harry Kane fez bem o giro, passou como quis por Bastoni e, cara a cara com o goleiro, bateu firme para marcar o segundo dele no jogo, o terceiro da Inglaterra.