Como era esperado, Samir Xaud foi eleito hoje (25) como novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A eleição aconteceu na manhã deste domingo e o cartola de Roraima – que era o único candidato – ganhou com os votos de 26 federações estaduais e 20 clubes. Ele assume o cargo imediatamente e seu mandato vai até 2029.
Diferentemente do que aconteceu na última eleição de Ednaldo Rodrigues, a eleição não foi por unanimidade, já que alguns clubes optaram por boicotar o pleito. América Mineiro, Athletico, Atlético Goianiense, Botafogo-SP, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, São Paulo e Sport optaram por não votar, já que apoiavam a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos.
Ednaldo Rodrigues foi afastado pela Justiça do Rio de Janeiro, devido a uma assinatura do Coronel Antônio Nunes, ex-presidente da CBF, em um acordo que terminava com disputas jurídicas. De acordo com algumas denuncias, a assinatura seria falsa. Ednaldo nega a fraude, mas desistiu da disputa judicial e abriu caminho para a nova gestão da entidade.
Samir Xaud conseguiu o apoio de 25 federações e 10 clubes para registrar sua chapa, o que inviabilizou o registro de um outro candidato, já que as regras da entidade, um candidato precisa do apoio de oito federações e cinco clubes.
O novo mandatário já tem um compromisso importante para esta segunda-feira (26), já que acontecerá a apresentação de Carlo Ancelotti como novo técnico da seleção brasileira.