O Barcelona vive dias difíceis, mas ainda é capaz de atrair nomes importantes pelo peso da camisa. Em crise financeira, e de resultados, o clube sabe que não contará com Xavi no comando para 2024/25, dando início a uma série de especulações para a próxima temporada.
A saída de Xavi foi anunciada com antecipação, pelo próprio técnico, para aliviar a pressão sobre o seu trabalho no restante da temporada. Lenda do Barça pelo que fez como jogador, o pouco experiente técnico assumiu a equipe no auge da crise, em 2021, e conseguiu superar as expectativas com o título espanhol na temporada seguinte, mas já dava sinais de desgaste em 2023/24. Com 10 pontos a menos que o Real Madrid e 11 a menos que o Girona, o campeonato praticamente acabou para o seu time.
Com a decisão tomada sobre o futuro de Xavi, cabe ao Barcelona encontrar um substituto. E nada está definido, mas com três nomes que despontam como candidatos a sério, por motivos diferentes. O primeiro deles é Hans-Dieter Flick, ex-Bayern de Munique e Alemanha.
Flick é, na realidade, um nome antigo na lista de Joan Laporta, presidente do Barcelona. O dirigente já tentou o convencer a ir ao clube antes de Xavi. Segundo o Bild, o interesse de Laporta continua vivo, e desta vez com o técnico alemão mais disposto a escutar propostas, sem emprego desde que foi demitido da seleção em setembro de 2023.
Curiosamente, o Barcelona tem outro candidato na Alemanha, e este empregado… Por enquanto. Thomas Tüchel e Bayern de Munique vivem uma relação turbulenta desde a sua chegada, e há poucos indícios de que isso pode mudar tão cedo. A expectativa na Alemanha é que Tüchel deixe o clube ao fim da temporada. Sincero, o próprio disse que uma mudança para a Espanha, no futuro, seria bem-vinda.
“Mudar para outro país novamente é algo que me interessaria muito. A Espanha tem uma liga extraordinária”, resumiu.
Da Inglaterra, no entanto, pode surgir a terceira via, e a mais inesperada. Após cinco temporadas no Arsenal, com um trabalho bem avaliado no projeto de tornar novamente a equipe competitiva no cenário, Mikel Arteta estaria avaliando fechar o ciclo no fim da temporada. Segundo o jornal espanhol Sport, Arteta teria confidenciado ao seu entorno o desejo de sair no meio do ano, mas tem mantido a decisão em segredo em respeito aos Gunners.
No caso de Arteta, não está claro que o Barcelona esteja nos planos para a próxima temporada. Mas a motivos para alimentar os rumores também. Laporta já demonstrou publicamente aprovação pelo trabalho do treinador, que era auxiliar de Pep Guardiola, outra lenda do clube.