0

Abel e Vojvoda recusam saída e reforçam confiança em Palmeiras e Fortaleza



Durante esta semana, os técnicos Abel Ferreira e Juan Pablo Vojvoda se tornaram assunto após reafirmarem a permanência em Palmeiras e Fortaleza, respectivamente. Em um cenário de futebol brasileiro com poucos trabalhos que sequer chegam a um ano, os dois se destacam por serem os mais longevos treinadores em clubes da Série A, sem abandonar seus cargos mesmo diante de forte assédio. 

Na terça-feira, 16, Abel Ferreira renovou o seu contrato com o Palmeiras até o final de 2025. A renovação acontece em meio a uma série de questionamentos sobre a permanência do treinador, que no ano passado deu declarações que indicavam para o fim da sua história multicampeã no comando do Verdão. 

“Era algo que já vinha sendo discutido e fico muito feliz de continuar. Sou muito grato ao Palmeiras e ao futebol brasileiro. Quando estamos reunindo todas as condições para estar em um lugar em que todo mundo quer, onde sua família quer continuar, é sempre mais fácil tomar esse tipo de decisão. Agradeci de forma muito particular nossos jogadores, isso é fruto do trabalho deles, Fico feliz pelo reconhecimento do trabalho no clube. O clube tem visão, presente e um futuro”, disse Abel após o anúncio da sua renovação. 

Para permanecer no Palmeiras, Abel Ferreira recusou uma proposta do Al-Sadd, do Catar. Ele chegou a visitar a estrutura do clube, mas de acordo com o UOL, não ficou convencido do projeto, apesar do altíssimo salário oferecido. O interesse catari durou semanas e em certo momento chegou a ser noticiado que existia um acordo verbal para que ele aceitasse a proposta, mas o treinador preferiu o Verdão. 

No Palmeiras desde outubro de 2020, Abel Ferreira é o técnico mais longevo atualmente em um clube de Série A. A trajetória é repleta de títulos, que fazem dele possivelmente o maior treinador da história do clube. São duas Copas Libertadores, dois títulos do Campeonato Brasileiro (o último em 2023), além de uma Copa do Brasil, uma Supercopa, uma Recopa Sul-Americana e dois títulos do Campeonato Paulista.

Já nesta quarta-feira, Vojvoda virou assunto após uma forte resposta em coletiva do Fortaleza. Pela primeira vez o treinador comentou as críticas que recebe nas redes sociais por não sair do clube nordestino e por supostamente ser “acomodado”. O argentino reafimou confiança no projeto do Tricolor de Aço e contou que em nenhum momento cogitou aceitar outra oferta de qualquer time brasileiro. 

“O clube me dá oportunidade de desenvolver um projeto. As procuras de outros clubes não mexem muito com minha cabeça. Eu dou à diretoria o meu compromisso, estou comprometido com esse projeto. E nos momentos ruins, eles me apoiam. Essa unidade conseguimos durante esses anos. Passamos momentos muito bons juntos e com diretoria, comissão e todo o clube, nos momentos difíceis eu senti esse apoio. Falam que não quero aceitar desafio de outros times (grandes), mas tenho meus projetos aqui. O Fortaleza ainda não atingiu o topo e esse é meu desafio, que o Fortaleza e Vojvoda cresçam juntos”, afirmou. 

Vojvoda chegaou ao Fortaleza em maio de 2021 após trabalhar em clubes do futebol argentino e se destacar no Unión La Calera, do Chile. Ele tem contrato com o Fortaleza até o final de 2024, mas durante toda essa trajetória virou alvo de grandes equipes do Brasileirão a cada demissão de um novo treinador. 

“Tenho o direito de escolher onde eu quero morar, onde quero trabalhar e com quem quero trabalhar. Não é porque estão falando que sou medroso que vou fazer o que dizem. Eu vou fazer o que eu quero e o que eu considero, por que é minha carreira. É minha! Não é das outras pessoas. E eu decido por mim. O meu time, quem escolhe sou eu, com minha comissão técnica. As decisões profissionais e pessoais do Vojvoda são do Vojvoda. Por isso, muitas vezes chegaram propostas, sim. Mas diretamente disse: não. Por que tenho compromisso aqui. Não posso dizer para Fortaleza aguardar e esperar, enquanto falava com outro time que me queria. Acho que não é legal de minha parte”, completou. 

No comando do Fortaleza, Vojvoda soma 99 vitórias em 199 jogos disputados. O treinador conquistou três Campeonato Cearenses e uma Copa do Nordeste. Em 2023, levou o Tricolor até o final da Copa Sul-Americana, o que seria maior título da história do clube, mas acabou derrotado para a LDU nos pênaltis. 

Treinadores mais longevos da Série A: 

1 – Abel Ferreira (Palmeiras): 3 anos e 3 meses

2 – Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza): 2 anos e 8 meses

3 – Fernando Diniz (Fluminense): 1 ano e 8 meses

4 – Renato Gaúcho (Grêmio): 1 ano e 4 meses

5 – Pedro Caixinha (Bragantino): 1 ano e 1 mês



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *