0

Longe dos holofotes, Hertha se 'vinga', aplica maior vitória do século e afunda Schalke



Uma partida com cara da elite na Alemanha, neste domingo (17), opôs um bicampeão e um heptacampeão nacional. De um lado o Hertha Berlin e, do outro, o Schalke 04. Em comum, a distância dos dias de glória e a segunda divisão.

Para um dos lados, porém, o resultado do duelo foi extremamente amargo. No tradicional Olympiastadion, o Hertha aplicou uma goleada de 5 a 2 nos Azuis Reais.

Essa foi a maior vitória da equipe de Berlim, diante dos adversários de Gelsenkirchen, neste século. De quebra, ainda foi uma espécie de vingança cerca de um ano depois de perder pelo mesmo placar, ainda pela Bundesliga de 2022/23.

O atropelo deste domingo, inclusive, ficou próximo dos maiores triunfos do Hertha sobre o Schalke. Em casa, o maior placar foi de 4 a 0, pela Copa da Alemanha de 1969/70, enquanto fora o triunfo mais expressivo foi um 5 a 1 pela Bundesliga 1983/84.

Longe da elite

O Hertha Berlin é tradicional, mas disputa nesta temporada a segundona alemã pela 17ª vez em toda a história. Depois se se manter afastado da divisão de acesso por quase uma década e meia, entre 1997 e 2010, a equipe voltou à elite como campeã, caiu novamente, e repetiu o troféu da Bundesliga 2 em 2012/13. Foram então, dez anos na elite do país.

Diferentemente das duas vezes em que desceu de divisão, o Hertha tem chances remotas de ficar com o título e, até mesmo, de conseguir uma vaga direta na série A. Depois da goleada sobre o Schalke, a equipe saltou para a nona colocação e vê os dois líderes a mais de uma dezena de pontos na frente. O alvo acaba por ser o terceiro colocado Hamburgo, que se gabava de nunca ter caído para a Série B até 2018.

Essa posição leva aos playoffs contra o terceiro pior colocado da Bundesliga. Neste momento, as duas equipes estão separadas por sete pontos, ainda com oito rodadas para serem disputadas.

Tempos nebulosos

Já a situação do Schalke 04, um dos times de maior torcida na Alemanha, é bem mais preocupante. Depois de ficar duas décadas longe da segundona, entre 1991 e 2021, os Azuis Reais bateram e voltaram da Bundesliga.

Um retorno à principal divisão está fora de cogitação e, na verdade, e briga é contra mais um rebaixamento. Neste momento, o Schalke tem 30 pontos e leva apenas dois para o Hansa Rostock, que faria o playoff de rebaixamento para a Série C, e três pontos de frente para Eintrach Braunschweig, o penúltimo na tabela.

Como se não bastasse a situação desconfortável dentro de campo, o Schalke se vê em um estado ainda pior fora dele. Segundo a Sky Sports germânica, as dívidas do clube já chegam em 165 milhões de euros (cerca de R$ 900 milhões).

Segundo a imprensa do país, caso o Schalke desça para a terceirona, o clube não terá forma de receber uma licença esportiva por conta do alto déficit. Desta maneira, o tradicional time pode ter decretada a falência e teria de voltar aos escalações amadores e começar do zero. 

Com um jejum de 66 à nível nacional, o último título de expressão do Schalke aconteceu na Copa da Alemanha de 2010/11. Infelizmente para os torcedores do clube, essa é a menor das preocupações no momento.



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *