0

Rebelião das zebras: Times da Bundesliga são minoria pela primeira vez na semi da Copa



Nos tempos modernos do futebol, momentos de brilho para os azarões são algo cada vez mais raro. As copas ainda são uma janela de oportunidade para a “tempestade perfeita” e foi justamente isso que aconteceu em solo alemão.

Pela primeira vez na Era Bundesliga, que teve início em 1963/64, as semifinais da Copa da Alemanha terão menos representantes da elite do que das divisões inferiores. O Borussia Monchengladbach foi o último grande a cair e, desta forma, o Bayer Leverkusen se apresenta como o único candidato ao título da primeira divisão.

As semifinais vão contar com duelos entre o Bayer e o Fortuna Düsseldorf, da segunda divisão, além de um embate entre o Kaiserslautern, também da segundona, e FC Saarbrücken, da terceira divisão alemã.

Até então, o pior desempenho havia sido de duas equipes da elite entre os quatro semifinalistas, o que ocorreu em apenas em sete oportunidades. A última vez datava de 2010/11, quando Bayern de Munique e Schalke, que se sagrou campeão, se juntaram a MSV Duisburg e Energie Cottbus.

O time copeiro

A “rebelião” das zebras em 2023/24 só foi concretizada graças à trajetória de sonho do FC Saarbrücken. O nono colocado da terceira divisão foi o responsável por derrubar o Borussia M’Gladbach.

Nesta terça-feira (12), as duas equipes empatavam até os acréscimos quando surgiu a chance. Em contragolpe, após cruzamento da esquerda, Kai Brünker apareceu para completar.

O triunfo na reta final do duelo está longe de ser uma novidade para a equipe de Saarbrücken, cidade com cerca de 150 mil habitantes e que já pertenceu à França.

A trajetória na copa teve início com vitória por 2 a 1, diante do Karlsruher, com gol do mesmo Brünker nos acréscimos. Na segunda eliminatória, o rival era o temido Bayern de Munique.

Com uma equipe alternativa, mas que contava com Neuer, de Ligt, Davies, Kimmich, Sané e Müller, os Bávaros saíram na frente justamente com gol do camisa 25. O Saarbrücken empatou antes da ida para o intervalo e virou, como de costume, nos acréscimos, desta vez com Marcel Gaus.

O único duelo sem sustos aconteceu contra o Eintracht Frankfurt. Pelas oitavas de final, o time da terceira divisão levou a melhor pelo placar de 2 a 0, com ambos os tentos marcados na etapa complementar.

Há quatro temporadas, o mesmo Saarbrücken já havia surpreendido o futebol alemão com outro desempenho ímpar na copa, quando estava na quarta divisão. Naquela edição, a modesta equipe derrubou Fortuna e Colônia, ambos na elite, e parou nas semifinais diante do… Bayer Leverkusen.

Uma coisa é certa. A Copa da Alemanha de 2023/24 já é, mesmo com seu representante da Bundesliga, uma ode aos azarões. O Leverkusen, apelidado pejorativamente de Neverkusen, não levanta um troféu há 30 anos e tem seu primeiro título nacional muito bem encaminhado. Depois de uma década de domínio do Bayern de Munique, o futebol alternativo na Alemanha, enfim, respira.



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *