0

MLS e Superliga: dinheiro ou tradição?



A Amrica do Norte a terra do Donuts, do Maple Syrup, do Poutine, de calor e frio extremo. Do basquete da NBA, do hockey da NHL, do baseball da MLB. E tambm a terra do soccer.

Um dilema parece tomar conta do mundo (e do futebol): dinheiro ou tradição? A discussão incentivada na Europa pela criação da Superliga de Clubes tem sua versão norte-americana esse ano no conflito entre a Major League Soccer e a Federação de Futebol dos Estados Unidos. 

Se na Europa, alguns dos principais clubes do continente lutam contra a Uefa e contra as federações para criar uma “Superliga de Clubes”, deixando de lado a tradição de anos de torneios como a Liga dos Campeões, na América do Norte a MLS desafia a federação estadunidense por conta da U.S Open Cup. 

Contexto

É necessária uma contextualização prévia, já que o esporte na América do Norte é visto com outros olhos. Da maneira mais simples, para tentarmos entender a pirâmide do futebol na América do Norte, vale compreendermos uma lógica invertida no esporte: se em qualquer lugar do mundo, um grupo de indivíduos de uma determinada região que urge pela prática esportiva cria um clube, na América do Norte o primeiro passo é a criação de uma liga. 

Isso acontece no basebol, no hóquei, no basquete, no futebol… Os escritórios da Major League Soccer em Manhattan nada tem a ver com o que acontece na sede da United Soccer League em Tampa. As ligas não têm correlação entre elas: não há um sistema de promoção ou despromoção. Assim como a MLS nada que tem a ver com a Canadian Soccer League, única liga profissional de futebol do Canadá. 

Apesar da não correlação, a Major League Soccer é considerada o primeiro escalão do futebol dos Estados Unidos, e recebe tal chancela da Federação de Futebol dos Estados Unidos. Com isso, os melhores clubes da liga disputam as competições da Concacaf e, se vencedores, podem jogar o Mundial de Clubes da Fifa, como fez o Seattle Sounders há umas temporadas. Pela chancela, a federação só quer uma coisa da MLS: que seus clubes disputem a U.S Open Cup. 

A U.S Open Cup é a competição de futebol mais antiga jogada nos Estados Unidos. A primeira edição foi ainda em 1914: portanto, é um torneio centenário. Todos os clubes filiados a federação estadunidense podem participar. É uma espécie de Copa do Brasil, ou Copa da Inglaterra, onde até clubes semiamadores competem nas fases preliminares. 

Competições assim não apenas significam a manutenção da história do esporte em um país, como também incentivam a prática de esporte e dão visibilidade a comunidades que, sem ela, e sem os holofotes dos grandes clubes, pouco aparecem ao longo do ano. Elas são o cerne do esporte. 

Dinheiro ou tradição?

A ambiciosa MLS, com um plano de expansão para 30 equipes já para as próximas edições, não vê a U.S Open Cup como uma competição “rentável”. Teve algumas exigências atendidas pela federação, como uma premiação maior e um maior repasse dos lucros a clubes da liga, mas nada foi o suficiente. 

A criação da Leagues Cup, com a inclusão de equipes mexicanas e da Canadian Premier League em um cenário competitivo e mercadológico mais atrativo, e a ampliação da temporada da MLS (seja por conta da expansão no número de clubes, ou no aumento de jogos com playoffs maiores) tornam o calendário mais apertado para a participação dos clubes da MLS na Open Cup. Na temporada passada, equipes da MLS teriam de usar até seis datas para jogar todo o torneio, desde a participação na terceira eliminatória até a final. 

Com “olho grande” em novas receitas, e sem querer comprometer mais datas a um calendário já robusto, a MLS propôs a participação de clubes da liga na Open Cup com equipes da MLS Next Pro, uma espécie de liga de desenvolvimento dos clubes da MLS. A federação vetou tal proposta, mantendo o impasse. 

charmain da U.S Open Cup, Arthur Mattson, chegou a pedir demissão do cargo com todo o dilema. Nos últimos dias, porém, federação, MLS e Open Cup parecem mais próximas de um acordo para que a edição de 2024 conte com clubes da MLS, com um investimento recorde da federação e uma participação mais breve de menos clubes da MLS. Mas o futuro do campeonato ainda está em discussão, sem um acordo para um longo prazo. Dinheiro ou tradição?



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *