0

Buscando juntar os cacos, Cruzeiro aposta no mercado da América do Norte para reformulação



Após uma campanha instável na sua volta ao Brasileirão em 2023, brigando até as rodadas finais contra o rebaixamento, o Cruzeiro passa por um processo de reformulação do seu elenco, mesmo sem grandes investimentos em compras de jogadores. O time mineiro, que voltou a decepcionar o torcedor nessa semana, com a eliminação precoce na Copa do Brasil para o Sousa, precisou pensar fora da caixa para se reforçar e usou como fonte de jogadores a América do Norte, mercado cada vez mais explorado pelos clubes brasileiros. 

A Raposa tenta juntar os cacos após a queda na Bombonera do Sertão. Para a sequência da temporada, a prioridade passa a ser o Campeonato Brasileiro. E os “reforços da Concacaf” passam a ser fundamentais na reconstrução do time, sob o comando de um treinador que também vem da América do Norte. 

O primeiro reforço a chegar da “Concacaf” não atua dentro das quatro linhas. Vindo do Léon e antes com passagem pelo Puebla, ambos do México, o técnico Nicolás Larcamón, de apenas 39 anos, foi contratado para a sua primeira experiência no futebol brasileiro. No clube mexicano, ele conquistou a Liga dos Campeões da Concacaf, mas acabou demitido após eliminação precoce no Mundial de Clubes da Fifa.

Com Larcamón, até o momento foram sete partidas, com quatro vitórias, um empate e duas derrotas. O time comandado pelo argentino soma 11 gols marcados e sete sofridos no período. O trabalho ainda não emplacou, com vitória diante do Atlético, derrota para o América e uma eliminação na primeira fase da Copa do Brasil contra o modesto Sousa. 

Pela influência de Larcamón, o Cruzeiro então observou e contratou alguns jogadores que ano passado atuaram no México e nos Estados Unidos. Os meias Lucas Romero e José Cifuentes e o atacante Juan Dinenno vieram da Liga MX do México, enquanto o ponta Álvaro Barreal chega da Major League Soccer dos Estados Unidos. O último já tem tudo certo para vestir a camisa celeste, mas ainda não foi oficializado como reforço. 

Lucas Romero, 29, é velho conhecido do Cruzeiro após atuar no clube entre 2016 e 2019, com 149 partidas nesse período e duas Copa do Brasil conquistadas. Volante e lateral-direito, ele esteve no León, mesmo clube que o treinador Larcamón, e retornou ao time mineiro neste ano após ser comprado por R$ 5 milhões. Foi titular nos últimos quatro jogos, entre eles os clássicos contra Atlético e América. No último, no entanto, acabou sendo expulso. 

Outro que esteve no futebol do México e chegou ao Cruzeiro nesta temporada foi centroavante Dinenno, 29, contratado com a missão de ser homem-gol após a passagem frustrante de Gilberto, hoje no Juventude. O argentino teve muito destaque na Colômbia e foi contratado pelo Pumas em 2019. Pelo clube mexicano foram 60 gols marcados em 147 jogos, virando ídolo. Pela Raposa atuou em todos os sete jogos na temporada e já foi às redes três vezes. 

Já neste mês, o Cruzeiro anunciou a contratação do volante José Cifuentes, 24, que atuou na selação equatoriana na último Copa do Mundo. Cifuentes começou 2023 no Los Angeles F.C, dos Estados Unidos, e ainda teve uma breve passagem pelo Rangers, da Escócia, antes de vir ao Brasil. O jovem assinou com o time mineiro por empréstimo do clube escocês, mas ainda não estreou. A expectativa é que o meia seja uma das contratações mais influentes da temporada. 

“Sobre o Cifuentes, eu joguei contra ele na final da Conchampions. É um jogador muito completo, muito integral, muito misto. Tem essa capacidade de jogar muito bem na fase com bola e também numa fase sem bola. Vem para melhorar a disputa interna, para fazer uma característica a mais”, disse o treinador do Cruzeiro em entrevista recente. 

Além deles, o Cruzeiro também chegou a um acordo pelo ponta Álvaro Barreal, de 23 anos. O jogador chegará por empréstimo junto ao Cincinnati, dos Estados Unidos, e com opção de compra. O canhoto que atua pelos lados do campo viveu altos e baixos na MLS, mas se encontrou de vez na última temporada, quando marcou oito gols e deu 12 assistências. 

Além desses reforços que se destacam em clubes da América do Norte, o Cruzeiro também contratou o goleiro Léo Aragão (ex-Bragantino), os zagueiros Zé Ivaldo, ex-Athletico, e Lucas Villalba, ex-Argentinos Juniors, e os atacantes Rafa Silva, ex-Jeonbuk, e Gabriel Verón, ex-Porto. 



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *