A Liga dos Campeões está de volta, depois da pausa para o fim do ano, com a fase de mata-mata. E esta terça-feira (13) já coloca dois dos principais favoritos ao título em campo: o Manchester City e o Real Madrid.
Depois de fazer história e levantar o primeiro troféu de Champions, o City tem um confronto teoricamente acessível pelas oitavas de final. Mas é preciso respeitar o Copenhagen, da Dinamarca.
Na fase de grupos, a equipe avançou no segundo lugar em grupo que contava com Bayern de Munique, o líder, o Galatasaray e o Manchester United.
O fator casa foi fundamental para isso, com seis dos oito pontos sendo conquistados no estádio Parken, que será o palco do duelo contra os Cityzens nesta terça.
Já o Manchester City de Pep Guardiola, além do favoritismo já habitual, chega para o duelo depois de obter 100% de aproveitamento na fase de grupos. RB Leipzig, Young Boys e Estrela Vermelha viram o time inglês vencer os seis jogos, marcar 18 e sofrer apenas sete gols.
De volta após período lesionado, Erling Haaland é o artilheiro da Liga dos Campeões, ao lado de Morata, Griezmann e Højlund, este já fora da disputa com o United, todos com cinco tentos marcados.
Leipzig, o desafiante
O Real Madrid tem, supostamente, um duelo mais complicado pelas oitavas da Champions. Os merengues de Jude Bellingham, que pode ficar fora por lesão, Rodrygo e Vini Júnior, medem forças com o RB Leipzig, dos promissores Xavi Simons, Lois Openda e Benjamin Sesko.
Assim como o City, o Real foi a outra única equipe a ostentar campanha de 100% na fase de grupos. Os rivais foram o Napoli, o Braga e o Union Berlin. O já citado Leipzig somou 12 pontos no Grupo G, o mesmo do City.
O duelo acontece na Alemanha, onde o RB Leipzig tem desempenho de nove vitórias, dois empates e três derrotas na temporada 2023/24. No entanto, o fator casa do Leipzig não deve assustar os madrilenhos, que possuem 14 triunfos, dois empates e duas derrotas longe de seus domínios até aqui.
Por falar em 14, o Real Madrid ainda coloca em campo a tradição de quase uma dezena e meia de títulos da principal competição do futebol europeu. A Liga dos Campeões está de volta. Com os campeões…