0

Loucuras da Bola |29 vezes San Marino!



Aqui voc acompanha, de um jeito irreverente e (quase sempre) bem-humorado, os peculiares e inusitados fatos que s o mundo da bola capaz de nos apresentar

Fiasco do Brasil, brilho da Inglaterra, protagonismo de Messi… nada disso importa! O destaque da última Data Fifa para o nosso “Loucuras pelo Mundo” vai para a “pior seleção do planeta”. 

Última colocada no ranking de seleções da Uefa e da Fifa, a equipe de San Marino protagonizou um feito incrível na derrota para a tradicional seleção da Dinamarca por 2 a 1: marcou o 29º gol de sua história. É isso mesmo que você leu!

O gol de Alessandro Galinucci contra os dinamarqueses tem um sabor especial, tendo em vista que a seleção são-marinhense não balançava as redes em competições oficiais desde setembro de 2021, quando foi goleada pela Polônia por 7 a 1, em jogo válido pelas Eliminatórias Europeias para Copa do Catar.

Entenda o contexto

Micronação da região Emilia-Romagna, a República de San Marino, que possui pouco mais de 35 mil habitantes, fundou sua federação de futebol em 1931, mas só fez sua estreia como seleção profissional em 1986, quando foi derrotada pelo Canadá por 1 a 0.

Quase sempre formada por jogadores amadores e semiamadores, o selecionado san-marinhense estreou em jogos oficiais quatro anos depois, com uma esperada derrota para a Suíça por 4 a 0. 

De lá para cá, foram 200 compromissos, 191 derrotas, 8 empates e só uma vitória, que aconteceu em amistoso no dia 28 de abril de 2004, contra a seleção de Liechtenstein: 1 a 0. 

O “Rei” de um ataque (nada) promissor

O gol na inédita e histórica vitória contra Liechtenstein foi marcado pelo “lendário” Andy Selva, que, curiosamente, nem é nascido em San Marino.

Natural de Roma, Selva é filho de pai italiano e mãe san-marinhense e optou por defender as origens maternas, se tornando o maior artilheiro seleção da história de San Marino. Dos 29 gols marcados por San Marino até hoje, 8 foram anotados por Andy.

Contrariando o cenário da maioria dos jogadores semiamadores do país, Andy Selva construiu carreira profissional no futebol e acumulou passagens por importantes clubes da Itália como Verona, Padova, SPAL, Sassuolo e Grosseto.

Principais “vítimas”

O terrível cenário esportivo da seleção da San Marino provocou a curiosidade de descobrir quais foram as equipes vazadas pelo inofensivo ataque san-marinhense ao longo da história.

Para surpresa geral de todos (ou pelo menos a minha), duas seleções lideram o ranking de “principais vítimas”. São elas: a tradicional Bélgica e Liechtenstein, ambos sofreram três gols de San Marino. 

Veja o ranking completo:

– Bélgica: 3 gols 
– Liechtenstein: 3 gols
– Polônia: 2 gols
– Lituânia: 2 gols
– Malta: 2 gols
– Dinamarca: 1 gol
– Inglaterra: 1 gol
– Turquia: 1 gol
– Saint Lucia: 1 gol
– Romênia: 1 gol
– Irlanda: 1 gol
 – Finlândia: 1 gol
– País de Gales: 1 gol
– Eslováquia: 1 gol
– Noruega: 1 gol
– Letônia: 1 gol
– Kosovo: 1 gol
– Ilhas Faroé: 1 gol
–  Cazaquistão: 1 gol
– Bósnia: 1 gol
– Azerbaijão: 1 gol
– Áustria: 1 gol



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *