0

Copa do Nordeste começa com claros favoritos; veja prognóstico



Fora do Eixo um espao para falar de clubes muitas vezes excludos dos debates de futebol, para comentar seus momentos e destaques.

A bola voltou a rolar na Copa do Nordeste neste sábado, 3, e só vai parar no dia 9 de junho, quando será conhecido o grande campeão. A competição conta com 16 clubes, e como sempre, promete emoções até o fim. Ainda é começo de temporada, a janela de transferência está aberta e os clubes podem se reforçar, mas já dá para tentar fazer previsões do que o Nordestão nos reserva. 

A Copa do Nordeste tem, em tese, dois grandes favoritos, que parecem bem acima dos demais concorrentes. Bahia e Fortaleza postulam como os mais prontos para brigar desde o início pela “Lampions”.

O Tricolor Baiano se reforçou com Everton Ribeiro e fez as duas contratações mais caras da história do Nordeste com Caio Alexandre e Jean Lucas. Entre outros reforços, o Bahia também conta com um time mais equilibrado do que no ano passado, quando sequer passou da fase de grupos. Muito se deve pela notória evolução com Rogério Ceni, mais treinador do que Renato Paiva. Equilibrado e com bons talentos individuais, o favoritismo é claro. 

Na mesma prateleira do Bahia aparece o Fortaleza, melhor time da competição desde que Vojvoda assumiu, vencendo um Nordestão e caindo na semi em 2023. O Tricolor do Pici teve uma grande perda ao vender Caio Alexandre, mas garantiu o retorno do atacante Moisés, contratou o confiável Santos para o gol e mais outros reforços. No entanto, o grande trunfo da equipe cearense é ter um forte trabalho de longo prazo, que já deu frutos em âmbito nacional e internacional. A estreia foi com uma polêmica vitória diante do América-RN. 

Abaixo desses, mas também vivendo um momento de alta após anos como coadjuvante até mesmo dentro do seu próprio estado, o Vitória é um postulante ao título. Campeão da Série B 2023 e de volta para a primeira divisão após disputar até mesmo a Terceirona, o Leão parece ter se encontrado. Para este ano, reformulou seu elenco com 13 contratações, entre elas a de Luan (que ainda não estreou). Também manteve os destaques do ano passado e faz campanha sólida no Baianão. 

Pelo peso das duas camisas, os finalistas da última edição, Ceará (que acabou campeão) e Sport não podem ser descartados. Os clubes vivem momentos bem parecidos após decepções na Série B de 2023 Para esta temporada reformularam tudo, mas ainda não empolgam. O Leão tem o novato Mariano Soso como treinador e seus primeiros jogos renderam críticas, apesar das vitórias. Já o Vozão, repleto de novatos, também não mostrou muita coisa nos primeiros dois jogos da temporada. Claro, ainda é cedo. 

O cenário atual da Copa do Nordeste também não mostra muito espaço para zebras, sem que alguma outra equipe fora dos tradicionais favoritos tenha se destacado. O Sampaio Corrêa, campeão em 2018, nem participa desta edição. A Juazeirense conta com um mando de campo forte, mas não deve ir tão longe. Já o CRB sempre promete furar a bolha, mas sempre falta um algo a mais. 

A Copa do Nordeste mantém o seu formato dos últimos anos, com dois grupos de oito times cada, que se enfrentam. Os quatro primeiros de cada grupo avançam para as quartas de final, com a equipe mais bem posicionada fazendo o jogo único em casa. A semi mantém o mesmo formato. Já a final acontece com duelos de ida e volta. Veja a tabela detalhada aqui. 

Além da opinião detalhada acima, a coluna também convidou outros jornalistas da equipe oGol para opinar sobre a competição. A grande pergunta foi: “Quem você acha que será o grande campeão da Copa do Nordeste?”. Com alguns poréns, todos chegaram na mesma conclusão sobre favoritismo.

Confira opiniões

Carlos Ramos (editor de oGol) – “Talvez nunca antes a Copa do Nordeste tenha apresentado um favorito tão claro. Com o mercado recente, não apenas pelo investimento, mas pelo que já mostrou em campo, o Bahia é o franco favorito. Tem o melhor time, jogadores com características que se favorecem e um técnico capaz de extrair o melhor do elenco que tem em mãos. O Fortaleza, pela consistência do trabalho do Vojvoda, e também pelo que conseguiu fortalecer o elenco no mercado, vem logo abaixo. Óbvio, estamos apenas no campo teórico. Na prática, o favoritismo é conquistado no campo.”

Filipe Ribeiro (jornalista de oGol em Salvador) – “O Bahia chega a esta edição de ‘Lampions’ com a carga de iniciar caminhos para alcançar as projeções de conquista após o “ano zero” de gestão do Grupo City. Desgarrado economicamente dos demais e protagonista na primeira janela de transferências da temporada (a nível nacional), o time comandado por Rogério Ceni é franco favorito, com a expectativa de ditar o ritmo da competição. Com certeza os demais adversários miram atravessar o caminho do Bahia para chegar ao topo em toda a região.”



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *