0

PSV faz campanha histórica e fecha turno com 100% de aproveitamento na Holanda


Impecável, irremediável e esmagadora. A campanha do PSV no primeiro turno do Campeonato Holandês carece até de novos adjetivos no dicionário – o clube venceu 17 dos 17 jogos que disputou, com média superior a três gols por jogo, e repete o feito de 36 anos atrás, quando não dominou apenas a Holanda, mas também a Europa.

Em uma Eredivise atípica, que começou com o Ajax afundado em crise e longe da briga pelo título, o PSV é quem sobra desde a estreia na disputa. Até aqui, das 17 vitórias, nove foram por três ou mais gols de diferença, em um time comandado dentro de campo pelo experiente Luuk de Jong, aquele mesmo que passou sem qualquer destaque pelo Barcelona há dois anos. De Jong soma 22 gols em 27 jogos disputados na temporada, com sua melhor média de gols na carreira (0,8 gol/jogo).

Um time que só vence, porém, não poderia se destacar apenas pelo poderio ofensivo. Na mesma proporção da naturalidade em que os gols surgem está a dificuldade em furar o sistema defensivo formado pelo zagueiro brasileiro André Ramalho junto de Jordan Teze, Sergiño Dest, Boscagli e o goleiro Wálter Benítez. O quinteto concedeu somente sete gols aos times adversários, menos da metade da segunda melhor defesa do campeonato – do Feyenoord, que também tem média inferior a um gol sofrido por jogo.

A dificuldade em marcar contra o PSV é tamanha que o time só sofreu gols em seis jogos e, logo, em um único deles foi vazado duas vezes – pelo Ajax, que acabou goleado por 5 a 2 ainda no mês de outubro. A cabeça pensante dessa sincronia perfeita entre ataque e defesa é o técnico Peter Bosz, que busca um primeiro grande título na carreira. Bosz até teve passagens por escretes importantes, como Ajax, Borussia Dortmund, Leverkusen e Lyon, mas não foi campeão em nenhum deles – sua principal conquista é uma segunda divisão holandesa, vencida há 20 anos, ainda no início da carreira de treinador.

Feito quase inédito e tempos de ouro

Na frieza da teoria e dos números, o PSV acaba de conseguir um feito inédito ao fechar o turno com 100% de aproveitamento. Essa é uma meia-verdade, porque o mesmo aconteceu em 1987/88 – o time de Eindhoven venceu seus 17 primeiros jogos naquele ano, mas na prática um deles já correspondia ao segundo turno. Um jogo adiado da 4ª rodada só foi jogado próximo do fim do campeonato e terminou em empate, por isso há quem crave o recorde inédito deste PSV e há quem considere campanha igual a de 36 anos atrás.

Koeman em campo na final contra o Benfica @Getty /

Existe uma explicação bastante plausível para evitar comparações ou dizer que o time de 2023/24 superou a campanha de 1987/88, afinal fala-se do melhor PSV de todos os tempos. Aquele time não só venceu o Campeonato Holandês, mas também a Supercopa e ainda levou o clube à conquista inédita da Liga dos Campeões, numa campanha que superou o Real Madrid de Hugo Sanchez e Butragueño na semifinal e depois o Benfica na decisão. A grande estrela daquele PSV era Ronald Koeman, dentro de campo, e o lendário Guus Hiddink, no banco de reservas.

A nível histórico, outros clubes chegaram próximo do feito do PSV, mas pararam sempre em 16 vitórias em 17 jogos do turno. Assim foi o AZ Alkmaar em 1980/81, o Ajax em 1997/98 e o próprio PSV em 2018/19. Este time atual ainda persegue outro recorde histórico e talvez de valor maior que o turno 100%: a maior sequência de vitórias do Campeonato Holandês, feito que pertence, simplesmente, ao Ajax de Johan Cruyff, tricampeão da Liga dos Campeões, que conseguiu 19 triunfos seguidos em 1971/72.

Em números absolutos, o PSV atual é segundo o melhor time do futebol europeu na temporada 2023/24. Além do 100% de aproveitamento na Eredivise, os holandeses foram campeões da Supercopa em agosto, diante do Feyenoord, e estão classificados para as oitavas da Liga dos Campeões – somadas todas as competições, são 23 vitórias, quatro empates e uma derrota, o que rende um aproveitamento de 87% dos pontos disputados – apenas o Real Madrid, entre as equipes das principais ligas da Europa, tem aproveitamento melhor (89%).



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *