0

Hat-trick no Superclássico? Vini repete feito de duas lendas brasileiras



O assunto do domingo na Espanha foi apenas um: Vinícius Júnior. Autor de um hat-trick fulminante na decisão da Supercopa da Espanha contra o Barcelona, o ponta se tornou o primeiro brasileiro a conseguir o feito pelo Real Madrid no Superclássico. Vini igualou duas lendas brasileiras que atuaram pelo rival.

Em uma semana que precede a atribuição do prêmio The Best, da Fifa, Vinícius Júnior ganhou atenção nas discussões sobre os melhores do ano, embora tenha ficado ausente da lista final de três atletas, que tem Haaland, Mbappé e Messi, com o norueguês como favorito a ganhar seu primeiro grande troféu individual. Vini, que teve problemas físicos no fim do ano, voltou em grande forma e deu uma demonstração de que pode ser um candidato mais forte para 2024.

Rodrygo, autor de um gol e uma assistência na vitória por 4 a 1, foi também destaque. Assim como Bellingham, grande nome do Real na primeira metade da temporada. Um trio de jovens que promete fazer história pelo clube merengue. Neste domingo foi Vini a o fazer.

Na companhia de gênios brasileiros

A história de brasileiros em Real Madrid e Barcelona é longa e repleta de craques do mais alto patamar. Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Roberto Dinamite, Neymar… Todos eles jogaram superclássicos, e sem conseguir um feito do porte de Vini Júnior. Pelo Real, na realidade, nenhum brasileiro conseguiu.

Do lado do Barcelona, apenas dois gênios brasileiros da bola conseguiram o feito: Romário e Evaristo Macedo. O segundo foi o pioneiro ao marcar três vezes na goleada de 4 a 0 no Camp Nou, em 1958. Já o Baixinho fez o seu hat-trick em 1994, ano mágico em que se sagrou tetracampeão do mundo com o Brasil e ganhou o prêmio de melhor do mundo. O jogo ficou marcado pelo drible desconcertante do craque.

Foram precisos mais 30 anos para um brasileiro repetir o feito. E com algumas particularidades. Vinícius Júnior o fez ainda no primeiro tempo, o que apenas outros cinco jogadores haviam conseguido: Samitier, pelo Barcelona; Barinaga, Pruden, Narro e Zamorano, pelo Real.

Vini é o dono do segundo hat-trick mais rápido do clássico. Com 37 minutos de jogo, o “Malvadeza” fez seu terceiro gol. Narro é o recordista, com três gols em 29 minutos.



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *