0

Reforço de impacto em processo de renovação: por que Evander é desejado no Fla



O Flamengo monitora Evander há anos. Nesta janela de transferências, o Rubro-Negro mostra mais força para buscar a contratação do meia, e conta com a vontade do mesmo para o negócio se concretizar. Evander e Flamengo seria o casamento perfeito para fazer o meio-campo do Rubro-Negro subir ainda mais de patamar. 

Uma coisa é certa: Evander estar no radar do Fla não é um acaso. O jogador tem um perfil que agrada o departamento de análise de desempenho do clube, com características que se encaixam na forma como o Rubro-Negro se propôs a jogar nos últimos anos. 

No time de Tite, Evander segue encaixando muito bem. Muito por conta da versatilidade do meia. Evander consegue se encaixar em diversas formações e exercer variadas funções no setor. 

Prioritariamente, Evander atua na esquerda da segunda linha em um 4-3-3, mas pode muito bem ser a figura central em um 4-2-3-1 ou um volante box to box em um 4-2-4, formações que Tite usou nos últimos tempos. No 4-4-2, Evander pode jogar aberto pelo lado canhoto. 

Na essência, Evander é o chamado meia box to box, que vai de área a área. Consegue ser combativo na fase defensiva, e chega bem no último terço, pisando com frequência na área. É mais um 10 do que um 8, embora cumpra muito bem as duas funções. 

Aberto pela canhota, tem como característica cortar para o meio para definir as jogadas. Tem bom arremate de média e longa distância, e sempre que tem uma oportunidade, arrisca. Dos 11 gols que fez com a camisa do Portland no ano passado, cinco foram em arremates de fora da área. 

É um jogador decisivo, também, na bola parada. No futebol norte-americano, marcou um golaço de falta contra o Tigres, do México, pela League Cup, e um de pênalti contra o Saint Louis City. 

Evander é um meia que soma sempre dígitos duplos em participações em gols, sendo muito influente na fase ofensiva. No Midtjylland, da Dinamarca, em 2021/2022, chegou a marcar 17 gols e contribuir com oito assistências. Foram 31 assistências e 50 gols em 165 partidas no futebol europeu, e quatro assistências e 11 gols nos Timbers em 2023 (29 jogos). 

Numa projeção de como se adaptaria no esquema flamenguista, como vimos, Evander pode encaixar muito bem com Nicolas de La Cruz, apresentado nesta terça na Gávea. O uruguaio pode jogar na direita da linha de três de meias, também com características de muita mobilidade e influência no último terço. No 4-2-3-1, De la Cruz pode jogar aberto, com Evander centralizado. 

Disposto a investir mais de R$ 30 milhões em Evander, o Flamengo sabe que o meia pode ser uma contratação de impacto, com fácil encaixe no plano tático de Tite e influência para ser figura decisiva em uma fase de renovação do time. 



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *