0

Rei da Liga Europa, Sevilla perde porto seguro e vive pior momento no século



Importante força recente do futebol espanhol, o Sevilla dava mostras de viver um declínio apesar do título da Liga Europa na última temporada. Nesta terça-feira (12), os Blanquirrojos se despediram da Liga dos Campeões e até mesmo a tábua de salvação já está fora de alcance.

Diante do Lens, pela rodada final da fase de grupos da Champions, o Sevilla amargou a quarta derrota em seis jogos e acabou eliminado da competição sem qualquer triunfo pela primeira vez. A última colocação no Grupo B representa a pior campanha dos espanhóis na história da competição.

Em 2023/24, portanto, não há nem mesmo a possibilidade de “salvar a lavoura” com uma nova campanha de destaque da Liga Europa. Campeão em cinco das últimas dez edições do torneio, o Sevilla abre uma via para novos postulantes ao troféu da segunda principal competição europeia.

O técnico uruguaio Diego Alonso balança no cargo com péssimo desempenho. São somente duas vitórias, ambas contra adversários frágeis na Copa do Rei, além de cinco empates e seis derrotas. Na temporada como um todo, o Sevilla tem quatro triunfos, 11 igualdades e dez reveses, um aproveitamento de apenas 30,6% dos pontos disputados até aqui.

Demissão não é solução

A temporada 2022/23 foi de carrossel de técnicos nos Blanquirrojos. Julen Lopetegui iniciou trajetória com uma vitória em dez confrontos e acabou demitido. O substituto foi o problemático Jorge Sampaoli, que também teve vida curta.

Para driblar a crise, a diretoria do Sevilla apostou em uma solução “caseira”. O espanhol José Luis Mendilibar, com passagens por Alavés, Eibar, Osasuna, Valladolid, entre outros clubes de menor porte, recebeu o maior desafio da carreira. E não desapontou.

O título da Liga Europa diante da Roma coroou uma temporada cheia de percalços onde o clube chegou a flertar com o rebaixamento no Campeonato Espanhol. Ao término da 17ª rodada, o Sevilla era o vice-lanterna, mas acabou por fechar a disputa no 12º posto.

No século, essa foi a primeira vez que o Sevilla terminou uma edição da La Liga abaixo do décimo lugar. Somente em quatro oportunidades a equipe não ficou pelo menos no top-6 e ainda angariou dois terceiros lugares. Antes da queda abrupta, o Sevilla vinha de uma trinca importante: quarto colocado nas edições de 2019/20, 2020/21 e 2021/22.

Se no Espanhol passado houve um flerte com o rebaixamento, em 2023/24 a situação é mais preocupante. Atualmente no 16º lugar, o Sevilla soma apenas duas vitórias, ambas ainda com Mendilibar, em 15 duelos. O Celta de Vigo, primeira equipe no Z3, está a apenas três pontos de distância dos sevillanos.

O bicho papão da Liga Europa já não assusta mais. Acostumado a brigar na parte de cima da tabela, o Sevilla vive nova realidade. Mais do que nunca, o espírito copeiro precisa entrar em ação. Ou os próximos objetivos da equipe não serão dos mais louváveis.



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *