0

Pontos corridos, desde 71 e unificado: Em qualquer contexto, Palmeiras é o maior campeão


Incontestável, sem poréns ou asteriscos. Em qualquer recorte das fases históricas do Campeonato Brasileiro, o maior campeão é a Sociedade Esportiva Palmeiras. Com seu 12º título, o quarto na Era dos Pontos Corridos, o Alviverde Imponente acabou com qualquer contestação possível de rivais pelo país.

O Palmeiras já era o maior campeão Brasileiro desde 2010, quando a CBF anunciou a decisão de unificar as conquistas anteriores ao início oficial da competição, em 1971. À época, a decisão gerou grande controvérsia porque, naquele contexto, o Verdão saltava de quatro para oito títulos, mesmo número do Santos, e ultrapassando, automaticamente, Corinthians, Flamengo e São Paulo, os maiores vencedores pré-unificação.

Desde 2010 para cá, o tema da unificação dos títulos passou a ser tratado com mais naturalidade talvez porque, com ou sem ela, o Palmeiras é inevitavelmente o maior vencedor. Com o título confirmado nessa quarta-feira, os paulistas chegaram a oito troféus a partir de 1971, número que iguala o maior campeão deste período, o Flamengo. Diferente do Rubro-negro, porém, o Palmeiras não conta com qualquer asterisco em sua conquista, dado que a polêmica sobre a conquista de 1987 por parte dos cariocas é tema de contestação do Sport Recife, algo que dificilmente um dia haverá consenso.

Pontos Corridos (2003 – atual)

Getty /

A Era dos Pontos corridos foi inaugurada há exatos 20 anos. O primeiro campeão brasileiro nesse formato foi o Cruzeiro, seguido por Santos, Corinthians, São Paulo (3 vezes seguidas), Flamengo e Fluminense. Foram precisos seis campeões diferentes e 13 edições do Brasileirão para o Palmeiras, enfim, voltar às conquistas. 

Em 2016, o Palmeiras encerrou um jejum de 22 anos sem o troféu, o maior período de sua história, e a partir de então iniciou um reinado. Nesta temporada, o Verdão chegou ao 4º título nos Pontos Corridos, um conquistado com Cuca, um com Felipão e dois na Era Abel Ferreira. Assim, o Palmeiras igualou o Corinthians, então maior vencedor do formato, com quatro títulos – em seguida vêm São Paulo, Cruzeiro e Flamengo, todos com três títulos.

Campeonato Brasileiro (1971-2023)

No Brasileirão nascido em 1971 sob o nome de “Campeonato Nacional de Clubes”, o Palmeiras foi o segundo vencedor. Após o título inaugural do Atlético Mineiro, o Verdão mostrou o poder de uma geração chamada por alguns de “segunda Academia” – a primeira foi a responsável pelas conquistas pré-1971.

O Palmeiras conquistou o troféu em 1972 e 1973, com alguns craques que fizeram parte das duas Academias, como Ademir da Guia e Dudu. O Verdão voltou a conquistar os troféus na Era da Parmalat, em 1993 e 1994, com outra leva de craques como Edmundo, Zinho, Roberto Carlos, Edílson e Evair. Somado a essas conquistas, estão os quatro títulos dos pontos corridos.

Brasileiro Unificado (1937-2023)

A unificação dos campeonatos brasileiros pela CBF reconheceu, em 2010, 14 títulos de seis clubes diferentes: Bahia, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense. Quem mais venceu nesse período foi o Santos, de Pelé, com seis troféus: cinco da Taça Brasil e um do Roberto Gomes Pedrosa.

O Palmeiras foi o segundo maior campeão daquele período, com quatro troféus dois da Taça Brasil e dois do Robertão. Neste ano, a CBF voltou a reconhecer e unificar títulos do passado, mas apenas um campeão foi beneficiado: o Atlético Mineiro, de 1937, com o troféu do Torneio dos Campeões.

Assim, a lista atualizada de campeões brasileiros em todos formatos fica:

  • Títulos brasileiros por período

Clube Pontos Corridos 1971-2002 Pré-1971 Total
Palmeiras 4 4 4 12
Santos 1 1 6 8
Flamengo 3 5* 8
Corinthians 4 3 7
São Paulo 3 3 6
Cruzeiro 3 1 4
Fluminense 2 1 1 4
Vasco 4 4
Internacional 3 3
Atlético Mineiro 1 1 1 3
Grêmio 2 2
Botafogo 1 1 2
Bahia 1 1 2
Guarani 1 1
Athletico Paranaense 1 1
Coritiba 1 1
Sport 1* 1

*Título contestado por Flamengo e Sport de uma decisão não ocorrida entre os clubes em 1987. No dia 6 de dezembro deste ano, o STF deu causa ganha aos Pernambucanos, mas a polêmica não estará encerrada.



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *