O Palmeiras pode até ser o virtual campeão brasileiro de 2023, mas terá de confirmar o feito na estranha rodada final de quarta-feira, às 21h30. Matematicamente, Atlético Mineiro e Flamengo ainda podem levantar o caneco, em uma disputa rara no histórico do modelo atual do Brasileirão.
Desde 2006, quando Brasileiro passou a ser disputado com 20 times em pontos corridos, o campeonato foi decidido na última rodada apenas cinco vezes. Uma tendência ainda mais incomum na última década, quando em apenas uma oportunidade o campeão foi decidido no último jogo.
Em 2020, o Flamengo de Rogério Ceni entrou em campo em situação bem menos confortável que o Palmeiras atual. O time rubro-negro tinha dois pontos a mais que o Internacional, de Abel Braga, e pior saldo de gols. Era preciso vencer para não depender do resultado do rival, o que não aconteceu. Os cariocas foram derrotados pelo São Paulo, mas o Colorado empatou com o Corinthians e a taça foi para a Gávea.
O título de 2020 interrompeu uma sequência de conquistas tranquilas e com boa margem pontual, algo que parecia destinado a acontecer em 2023 também, embora não com o Palmeiras. O Botafogo abriu larga vantagem no topo e era o “virtual campeão” até entrar em uma espiral de resultados negativos inexplicáveis. Hoje, o Alvinegro ocupa o quinto lugar, ultrapassado por Atlético, Flamengo e Grêmio. O Galo chegou a terminar o primeiro turno 20 pontos abaixo do então líder.
A disputa na última rodada já chegou a ser também tendência no Brasileirão. De 2008 a 2011, todos os campeões foram decididos no último jogo. São Paulo, Flamengo, Fluminense e Corinthians viveram a ansiedade até o fim antes de suas conquistas. Todos com algo em comum ao Palmeiras: eram líderes na 37ª rodada e não deixaram escapar a taça.