Aqui você acompanha, de um jeito irreverente e (quase sempre) bem-humorado, os peculiares e inusitados fatos que só o mundo da bola é capaz de nos apresentar
Imagina ver seu time vencer com um gol heroico no último minuto da partida, comemorar uma classificação para próxima fase e descobrir que o tento foi anulado após o apito final?
Foi exatamente isso que aconteceu neste último fim de semana no Campeonato Catarinense. Na partida entre Barra e Caravaggio, em Nova Veneza, o volante Natan, do Barra, balançou as redes no apagar das luzes e o gol foi validado pelo árbitro Bráulio da Silva Machado, que logo na sequência encerrou a partida.
Momentos após o apito final, entretanto, Bráulio voltou atrás da decisão e, sem dar grandes explicações, anunciou que o gol estava invalidado, gerando revolta dos jogadores, torcedores e comissão técnica do Pescador.
A anulação, além de cancelar a vitória do Barra (pois o jogo seria 1 a 0), decretou o empate sem gols que culminou na eliminação do Barra do Campeonato Catarinense e, consequentemente, na perda das chances de brigar por uma vaga na Série D do Brasileiro.
O Barra-SC divulgou uma nota oficial repudiando o acontecido e pediu explicações para a Federação Catarinense de Futebol, além de externar que vai à Justiça Desportiva buscar a impugnação da partida. Confira trechos da nota:
O Barra Futebol Clube manifesta sua profunda indignação e repúdio com a conduta do árbitro Bráulio da Silva Machado na partida do último sábado (22) contra o Caravaggio. Após o gol de Natan no último minuto, o árbitro validou o lance, encerrando o jogo em seguida. No entanto, para a surpresa de todos, o árbitro voltou atrás em sua decisão, anulando o gol com o jogo já encerrado, o que não condiz com as regras do jogo, e desta forma prejudicando o Barra Futebol Clube.
Este erro compromete o resultado da partida e levanta sérias dúvidas sobre a qualidade da arbitragem no futebol catarinense.
O Barra Futebol Clube pede a Federação Catarinense de Futebol (FCF) que apure o ocorrido com rigor e tome as devidas medidas, para que o campeonato não fique manchado e perca credibilidade. Reiteramos nosso compromisso com a defesa da ética e da transparência no esporte. O Barra Futebol Clube preza pela justiça, o que faltou ontem na decisão tomada pós jogo por parte da arbitragem.
O Barra fez um gol no último de jogo, e o árbitro apontou pro meio e o bandeirinha correu pro meio. Ou seja, gol legal. Em seguida, ele encerra o jogo.
SÓ QUE O GOL FOI ANULADO APÓS O FINAL DO JOGO.
Com isso, o Barra foi ELIMINADO do Catarinense.
????
— DataFut (@DataFutebol) February 23, 2025
O árbitro Bráulio da Silva Machado deu sua versão em um anexo da súmula e explicou os motivos da anulação do gol após o fim da partida. Confira:
Venho através deste, esclarecer a quem possa interessar, que no momento que terminei o jogo acima citado, que sem deixar o campo de jogo e com os jogadores de ambas as equipes da mesma forma em campo, fui informado de forma firme e objetiva pelos assistentes 01 Alex dos Santos e nº 02 Johnny Barros de Oliveira através do rádio comunicador, sobre uma falta cometida pelo atacante da equipe Barra FC ao disputar a bola com o goleiro adversário, sendo que pelo ângulo que estou posicionado não tenho visão para sancionar.
Em ato continuo, após o apito final, em conformidade ao texto da regra do jogo e a autoridade que ela me permite, ANULO O GOL PELO MOTIVO CITADO e COMUNICANDO AOS JOGADORES E DEMAIS ENVOLVIDOS NO EVENTO A DECISÃO FINAL AINDA DENTRO DO CAMPO DE JOGO. Encerrando assim a partida pelo placar de 00 x 00.”
Dada essa insanidade, cabe a justiça apurar e determinar o que será feito com a partida… enquanto isso, o Campeonato Catarinense corre sérios riscos de ser paralisado. Que coisa, não?