0

Por Fora da Barreira | Luisito Suárez de volta a um Uruguai cada vez mais brasileiro



Aqui o assunto o futebol de selees. Seja na bola alada na rea, ou no chute direto para o gol, o objetivo no ter fronteiras.

A convocação do Uruguai para as Eliminatórias foi de retorno de Luis Suárez, maior artilheiro da história da seleção e ausente desde a Copa do Mundo do Catar. O atacante do Grêmio é apenas um dos elos com o futebol brasileiro, que já se tornou uma espécie de celeiro do futebol do país vizinho.

Como tem sido praxe, diversos outros jogadores que atuam no Brasil também foram convocados. Ao todo, foram sete chamados e, com uma ótima geração, o Uruguai tem o Campeonato Brasileiro como sua principal fonte para as listas de Bielsa.

Dos 43 convocados até aqui, o Brasil larga na frente de todas as ligas do mundo, com 11 atletas: Rochet, Piquerez, Lemos, Varela, Pumita, Bruno Méndez, Mateo Ponte, Arrascaeta, Carballo, Canobbio e Borbas. O próprio futebol uruguaio vem a seguir, com seis, e a liga espanhola cedeu, até o momento, cinco atletas.

Sobre Suárez, o técnico Marcelo Bielsa fez questão de exaltar a capacidade finalizadora do atacante e o “valioso” trabalho do veterano no Brasil. 

“Mais do que qualquer consideração, o que sempre fala por um jogador como Suárez são os gols. Neste sentido, a realidade é que ele marca com regularidade. E que a equipe para a qual ele joga está em uma posição de privilégio no torneio brasileiro. E é a equipe que mais gols fez no Brasil. Suárez tem feito gols e dado assistências em quantidade muito alta. Com essa descrição é suficiente para saber que o que está fazendo é muito valioso”, elogiou Bielsa.

O impacto dos uruguaios no Brasileirão é visível e as marcas recentes de Arrascaeta e Suárez são uma prova disso. Desde Jadson, em 2015, apenas a dupla uruguaia foi capaz de anotar um “duplo-duplo” em nosso campeonato. De Arrascaeta contribuiu com 13 gols e 14 assistências para o Flamengo, em 2019, enquanto Luisito já soma 14 tentos e 10 assistências pelo Grêmio em 2023.

Chance de um feito inédito

Na próxima quinta-feira (16), o Uruguai tem a chance de obter um feito inédito no formato atual das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa. 

Desde 1998, quando o modelo de disputa em que todas as seleções se enfrentam entre si entrou em vigor, os uruguaios nunca obtiveram uma dobradinha de vitórias contra Brasil e Argentina.

A primeira parte já foi atingida, com um triunfo sobre seleção brasileira, por 2 a 0, com gols de Darwin Núñez e de La Cruz. A missão contra os argentinos, de momento, é mais complicada, já que os atuais campeões do mundo registram uma invencibilidade de 14 jogos, têm 100% de aproveitamento nas Eliminatórias, e ainda jogam em casa, no estádio La Bombonera.

Cada vez mais Canarinho, a seleção Celeste vive um de seus grandes momentos na história recente. Uma geração talentosa que tem de volta seu principal expoente: Luis Suárez, o “Pistoleiro Imortal”.



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *