0

Para Imortalizar? Grêmio busca marca recorde e inédito título para um 'ascendente'



O desfecho do Campeonato Brasileiro de 2023 é cada vez mais imprevisível. A derrocada do Botafogo abriu espaço para novas histórias e o Grêmio, que voltou para a elite neste ano, já se permite sonhar com o título inédito para uma equipe nessa condição.

A equipe gaúcha tem cinco jogos pela frente e aguarda jogos em atraso do Fogão, do Flamengo e do Red Bull Bragantino para saber sua real colocação. No entanto, uma coisa é certa: o Imortal está na briga pelo troféu de campeão e, de momento, tem os mesmos 59 pontos do ainda líder Botafogo.

Na Era dos pontos corridos, apenas duas equipes que vieram da Série B, a essa altura do certame, ainda se mantinham com chances de título. O Internacional de 2018 e o Palmeiras de 2004.

O Colorado somava 62 pontos a cinco rodadas do fim e estava a apenas cinco do então líder Palmeiras, que acabou como campeão. Já em 2004, o time alviverde totalizava 74 pontos e tinha quatro de atraso em relação ao Athletico Paranaense. Nenhum dos dois ficou com o troféu. Coube ao Santos a honraria em uma disputa que contava com 24 equipes e 46 rodadas.

Melhores campanhas de ‘ascendentes’

Retornar para a primeira divisão, geralmente, exige um primeiro momento de estabilização. Terminar a disputa na parte de cima da tabela, mesmo para equipes do top-12 do Brasil, pode ser considerado uma boa campanha.

Ainda assim, curiosamente, os gaúchos têm quebrado essa regra desde que o Brasileirão mudou para os pontos corridos. Até hoje, o já citado Inter de 2018 registrou a melhor pontuação de uma equipe que ascendeu da Série B: os 69 pontos lhe renderam a terceira colocação na tabela.

O Grêmio ficou muito perto do desempenho de seu principal rival em 2006. Os gremistas também fecharam participação com o terceiro posto, mas anotaram 67 pontos. Desta forma, o Imortal precisa de 10 pontos nas cinco rodadas que ainda tem em disputa para realizar a melhor campanha de um time que veio da segundona.

Com Luis Suárez imparável, com direito a duplo-duplo de gols e assistências no Brasileiro, a torcida do Grêmio vê a história ser escrita diante de seus olhos. E ela pode terminar com a conquista de um troféu que o clube não levanta desde 1996.



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *