0

Quase rebaixado à Série D, Figueirense vê venda de SAF ser esperança para o clube



O Figueirense fará no próximo domingo, 29, o que pode ser seu último compromisso oficial no calendário de 2023. A competição é a Copa Catarinense e o clube ainda corre o risco de ficar de fora das semifinais (e perder vaga na Copa do Brasil de 2024), caso alguns resultados aconteçam, como a derrota do próprio Figueira. 

“Derrotas”, foi a palavra que se repetiu neste ano para o time de Santa Catarina e quase o levou à Série D do Campeonato Brasileiro. Tentando a cartada de outros clubes com problemas de gestão e financeiros, o Figueirense vê na venda da SAF uma luz no fim do túnel.

O alvinegro encaminha um acordo de venda de 90% da SAF por cerca de R$ 120 milhões a um fundo de debêntures de São Paulo. As informações foram dadas pelo ge.globo. No momento, o negócio passa por trâmites jurídicos para seja concretizado.

O comprador assumirá as operações do futebol do Figueirense, e, para o projeto, mudanças no clube já em 2024 é o curso provável. Lutando contra os gráficos vermelhos no setor financeiro, ainda neste ano o clube chegou a tomar uma medida emergencial, quando passou a pedir “pix” aos seus torcedores.

A ação foi necessária para que o time conseguisse disputar a Série C e se manter ativo até o fim do calendário nacional. De acordo com o Figueirense, os valores arrecadados serviram para custear as despesas do time profissional na terceira divisão. no dia 5 de abril o clube divulgou que tinha arrecadado R$ 200 mil.

“Qualquer ajuda é bem-vinda, qualquer valor nos ajuda. Temos metas, mas seria precipitado colocar isso em um valor específico. Qualquer valor é importante. A nossa torcida vai saber dar uma resposta ao momento que estamos vivendo. 100% do que for arrecadado será destinado ao futebol para ajudar na formação do elenco e viabilizar a operação do dia a dia dos atletas”, disse Paulo Prisco Paraíso, presidente do Conselho de Administração da Figueirense FC SAF.

Quarto ano de Série C

O alvinegro fez em 2020 sua última aparição em uma divisão diferente da terceira, quando disputou a Série B, acabando rebaixado na 17ª colocação, acumulando 39 pontos no total. A partir disso, o clube acumulou fracassos, e em 2024 fará sua quarta campanha seguida de Série C.

Neste ano, o Furacão ficou a três pontos de ser rebaixado de forma inédita para a Série D. Em crise, o clube ficou de fora da segunda fase da competição, tendo seu calendário na divisão encerrado no dia 26 de agosto, quando empatou com o Manaus por 0 a 0, em casa.

No total, desde sua fundação em 12 de junho de 1921, o Figueirense acumula 12 participações em edições de Série do Campeonato Brasileiro. Mesma quantidade que se repete na Série B. Na primeira divisão são 18 participações, tendo as melhores campanhas em 2006 e 2011, quando atingiu a 7ª colocação, em ambas.



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *