0

Despedida do 'primeiro semestre' coloca em prova rivalidades regionais



Fora do Eixo um espao para falar de clubes muitas vezes excludos dos debates de futebol, para comentar seus momentos e destaques.

Ainda estamos em abril, mas a primeira parte da temporada do futebol brasileiro está chegando ao fim e o foco maior ainda neste mês vai passar a ser os campeonatos nacionais. Só que a despedida desse ‘primeiro semestre’ reacende grandes disputas regionais, com clássicos estaduais em sequência para apreciar. 

Um grande exemplo disso aconteceu ontem no Pará, com Remo e Paysandu iniciando uma sequência de quatro clássicos seguidos com um empate em 0 a 0. Os duelos do clássico RePa estão separados por apenas 11 dias, com o primeiro em 3 de abril e o último no dia 14. As partidas são válidas pela semifinal da Copa Verde e pela final do Campeonato Paraense. Belém respira futebol durante esses dias. 

A sequência de quatro clássicos seguidos entre as equipes é algo inédito neste século, que antes disso somava 102 partidas, com 31 vitórias do Remo e 30 do Paysandu (haja equilíbrio). As equipes também se enfrentaram uma outra vez neste ano, no empate em 0 a 0, pela 5ª rodada do Parazão. Na última final entre os dois, em 2022, o Remo levou a melhor. 

Os ânimos também estão acirrados de rivalidade em Salvador, onde após 6 anos o Vitória retornou para a final do Estadual (o Bahia ganhou quatro títulos nesse meio tempo) e reacendeu uma rivalidade que parecia morna. Até aqui já foram três clássicos disputados no ano, com direito a viradas e muita provocação. 

Até aqui, o Vitória levou a melhor, vencendo dois jogos por 3 a 2, no Barradão, pelo Campeonato Baiano. Um deles pela ida da final do Estadual. Já o Bahia venceu por 2 a 1, na Arena Fonte Nova, pela Copa do Nordeste. No domingo, o Tricolor volta a atuar em casa e precisa reverter a desvantagem para ser campeão baiano pela 51º vez. Os rivais ainda voltam a se enfrentar pela 3ª rodada do Brasileirão, no dia 20 de abril. Ao todo, serão 4 BaVis no período de um mês. 

Em Goiás, uma rivalidade histórica reapareceu com maior força neste ano, com a primeira final de Campeonato Goiano entre Atlético Goianiense e Vila Nova. O dado é surpreendente já que junto com o Goiás, são os maiores clubes do estado. Ou seja, rivais no século XX, as equipes nunca se encontraram em uma final direta.

O jogo de ida aconteceu no último domingo e o Atlético se deu melhor, vencendo fora de casa, por 2 a 0. Neste final de semana, o título será decidido. O Dragão é o atual bicampeão e vencedor de quatro dos últimos cinco estaduais. Já o Vila Nova conquistou o título pela última vez em 2005 e ficou com o vice em 2021 para o Grêmio Anápolis. 

Outra final com rivais que será decidida neste final de semana será em Pernambuco, com Sport e Náutico. O Leão levou e melhor e venceu o rival por 2 a 0, nos Aflitos na ida. Ocasionou a substituição do treinador do Timbu e tem tudo para ser campeão. Na última final entre os dois clubes, em 2021, o Náutico levou a melhor e venceu nos pênaltis.  

Como já é de praxe, Ceará e Fortaleza também disputam a final do Campeonato Cearense e neste final de semana disputam o quarto clássico de 2024. A ida foi 0 a 0 e tudo ficou em aberto para o último jogo. Nos dois jogos anteriores, pela fase inicial do Estadual os rivais empataram em 3 a 3 em um duelo alucinante. Já pela Copa do Nordeste, o Vozão levou a melhor e derrotou o instável Tricolor por 1 a 0. 



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *