0

Favoritaços? Brasileiros têm pior início de Libertadores desde 2018



O Brasil tem dominado completamente a Copa Libertadores nos últimos anos. São cinco troféus seguidos, a melhor marca de um país na história da competição, e um favoritismo claro perante à concorrência. No entanto, a estreia dos times brasileiros em 2024 esteve bem longe de ser positiva, com apenas um triunfo em sete jogos.

Coube ao Atlético Mineiro ser o único vitorioso na primeira rodada. Fora de casa, o Galo não tomou conhecimento do Caracas, da Venezuela, e venceu pelo placar de 4 a 1, com destaque para os dois gols de Paulinho.

Três dos principais clubes do país na atualidade, e detentores dos cinco títulos nas últimas cinco edições, somente empataram. O Palmeiras diante do San Lorenzo, o Fluminense contra o Alianza Lima, e o Flamengo com o Millonarios.

Os derrotados foram os tricolores São Paulo e Grêmio, que atuaram fora de seus domínios, e o Botafogo, que mesmo jogando no Nilton Santos não foi páreo para o Junior de Barranquilla.

O saldo, portanto, foi de apenas uma vitória, três empates e três derrotas. Esse é o pior desempenho dos clubes brasileiros desde 2018, quando somente o Palmeiras venceu na estreia. Corinthians, Fla e Grêmio ficaram no empate, enquanto Cruzeiro, Santos e Vasco foram derrotados.

Desde que o Brasil passou a ter cinco ou mais representantes na fase de grupos da Liberta, as estreias em 2018 e 2024 são as piores. Vale ressaltar ainda que, há seis anos, apenas o Vasco não avançou ao mata-mata da competição em grupo que contava também com Cruzeiro e Racing, os classificados, e Universidad de Chile. 

Último ano sem finalistas

Como dito anteriormente, o Brasil vive sua Era de Ouro na Copa Libertadores. Curiosamente, o último ano em que nosso país não dominou a competição foi justamente há seis anos.

Naquela oportunidade, as atenções ficaram divididas com a Argentina. As semifinais opuseram os dois países com um duelo entre River Plate x Grêmio e Boca Juniors x Palmeiras. 

Os dois argentinos levaram a melhor e, na decisão, o River se sagrou campeão da principal competição da América do Sul. Essa foi a última vez que o Brasil não teve representantes na grande final da Libertadores.



Peneirabrasil

Somos uma Site Especializado na Divulgação de Peneiras de Futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *